Cultura & Lazer Titulo
Toda a riqueza do nordeste
Daniela Gonçalves
Especial para o Diário
19/10/2011 | 07:32
Compartilhar notícia


O Dia do Nordestino (8 de outubro) já passou, mas as comemorações e a valorização da cultura na região se concentram no fim de semana, em São Caetano. A terceira edição da 'Entoada Nordestina' ocorre no sábado e domingo no Bosque do Povo, com programação das 12h às 22h.

Cada um dos Estados nordestinos (ao todo são nove) tem um pedacinho de sua cultura presente no evento. O clima quente é representado pelas cores fortes e alegres do Grupo Babado de Chita que, como uma brincadeira mostra sua música, dança e pesquisa cênica popular.

A forte influência africana, devido aos escravos trazidos para a região, é evidente em ritmos como o afoxé, cujos cantos, toques e danças lembram o que é feito em terreiros de candomblé.

Quem traz um pouco do afoxé para o evento é o grupo Batuntã, que mistura também baião, samba-reggae, salsa e funk-jazz, e faz um arrastão com metais em uma formação com 12 integrantes.

Até mesmo a força da fé religiosa presente na Bahia com a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim e a fé em Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no Ceará, é mostrada no espaço de cinema do evento, com os documentários 'Covinhas - Uma História de Fé' e 'Ave Maria ou Mãe dos Sertanejos', que mostram a expressão da fé no sertão.

Gastronomia, dança, literatura e outras diversas expressões culturais definem um pouco a riqueza cultural da região. Pernambuco, por exemplo, é representado pela tapioca, massa feita de polvilho e recheada por diversos sabores, e pelo Maracatu de Baque Virado, manifestação cultural afro-descendente que une instrumentos de percussão, dança, canto e religião. Na Entoada de São Caetano, quem traz essa cultura é a Cia Caracaxá, grupo formado em 2003 que ensaia semanalmente em São Paulo e se apresenta por todo o Estado de São Paulo.

Mais do que representar um pedaço da região em seu trabalho, os integrantes da Cia Caracaxá vivem a cultura nordestina e dedicam parte de suas vidas para conhecer e divulgar esse pedacinho do Brasil. "Vou para Recife todo ano e fico de dois a três meses por lá, aprendendo cada vez mais sobre o maracatu, e ampliando meu conhecimento sobre o assunto", diz um dos coordenadores da Caracaxá, Henrique Barros.

Entoada Nordestina - Sábado e domingo, das 12h às 22h. No Bosque do Povo - Estrada das Lágrimas, 320 - São Caetano. Tel.: 4232-1237. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;