Cultura & Lazer Titulo
'O Segredo de Brokeback Mountain' confirma favoritismo ao Oscar
Da AFP
02/03/2006 | 17:41
Compartilhar notícia


O drama sobre o amor impossível de um casal de caubóis, contado em 'O Segredo de Brokeback Mountain', do diretor taiwanês Ang Lee, entrará na festa de entrega do Oscar 2006, no próximo domingo, 5 de março, como o grande favorito, com oito indicações.

'O Jadineiro Fiel', de Fernando Meirelles, disputará prêmios em quatro categorias: Melhor Atriz Coadjuvante para Rachel Weisz, Melhor Roteiro Adaptado para Jeffrey Caine, Melhor Montagem para Claire Simpson e Melhor Trilha Sonora original para Alberto Iglesias.

'Brokeback Mountain', que conta a história de amor entre dois caubóis, foi indicado nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor para Ang Lee, Melhor Ator para o australiano Heath Ledger, Melhor Atriz Coadjuvante para Michelle Williams (casada na vida real com Ledger), Melhor Ator Coadjuvante para Jake Gyllenhaal, Melhor Roteiro Adaptado para Larry McMurtry e Diana Ossana, Melhor Trilha Sonora Original para o argentino Gustavo Santaolalla e Melhor Fotografia para Rodrigo Prieto.

Os outros fortes concorrentes, com seis indicações cada são 'Crash - No Limite', filme de Paul Haggis sobre confrontos raciais em Los Angeles, 'Boa Noite e Boa Sorte', filme sobre o macarthismo produzido e dirigido por George Clooney, e 'Memórias de uma Gueixa', de Rob Marshall.

Com cinco indicações cada, seguem a biografia do excêntrico Truman 'Capote', protagonizado por Phillip Seymour Hoffman; 'Munique', de Steven Spielberg, sobre a resposta israelense ao massacre de atletas nos Jogos Olímpicos de 1972 na Alemanha; e 'Johnny e June', que conta a história sobre a lenda da música 'country' Johnny Cash.

Entre as indicações para 'Crash', filme de baixo orçamento e que teve pouquíssima publicidade, estão a de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator Coadjuvante para Matt Dillon, Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem.

Este foi um dia grandioso para o versátil George Clooney, que recebeu uma indicação a Melhor Direção por 'Boa Noite e Boa Sorte', e também a Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em "Syriana", trama sobre implicações políticas nos negócios petroleiros.

No que se anuncia como uma dura disputa ao Oscar de Melhor Ator, Hoffman - ganhador do Globo de Ouro e do prêmio do SAG (Sindicato de Atores) - deverá convencer a Academia, que assistirá às atuações de Terrence Howard em 'Hustle and Flow', Joaquin Phoenix em 'Johnny e June', e David Strathairn como o jornalista Ed Murrow de 'Boa Noite e Boa Sorte'.

Também chegam fortalecidas à disputa para o Oscar de Melhor Atriz Reese Witherspoon pelo papel de June Carter Cash em 'Johnny e June' e Felicity Huffman como o transexual de 'Transamerica'.

As duas disputarão a mesma estatueta que as já ganhadoras de um Oscar, a sul-africana Charlize Theron, no papel de uma mineradora em 'Terra Fria', e a britânica Judi Dench por sua atuação na comédia "Sra. Henderson Apresenta", assim como a jovem inglesa Keira Knightly por "Orgulho e Preconceito".

Além de Matt Dillon, concorrem com Clooney e Gyllenhaal na categoria Melhor Ator Coadjuvante o veterano William Hurt por 'Marcas da Violência' e Paul Giamatti por 'Cinderella Man - A Luta pela Esperança'.

Premiada com um Oscar em 1996, com 'Fargo', Frances McDorman, obteve nesta terça-feira sua quarta indicação ao Oscar pelo papel coadjuvante em 'Terra Fria', competindo com a britânica Rachel Weisz por 'O Jardineiro Fiel', Amy Adams por 'Junebug', Catherine Keener por 'Capote' e Michelle Williams por 'Brokeback Mountain'.

Na disputa pela Melhor Direção, Ang Lee de 'Brokeback Mountain' enfrentará Clooney por 'Boa Noite e Boa Sorte', Haggis por 'Crash', Bennett Miller por 'Capote' e o várias vezes ganhador do Oscar Steven Spielberg por 'Munique'.

Pela primeira vez na história do Oscar, um filme palestino – 'Paradise Now', sobre a história de dois jovens amigos que se oferecem para ser homens-bomba - é indicado ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro. O representante brasileiro, 'Dois Filhos de Francisco', ficou fora da disputa.

O filme palestino, dirigido por Hanny Abu-Assad, concorrerá com 'Joyeux Noel' (Merry Christmas), da França; 'Don't Tell', da Itália; 'Tsotsi', da África do Sul; e 'Sophie Scholl - The Final Days', da Alemanha.

A cerimônia de entrega dos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood será celebrada no teatro Kodak, de Los Angeles.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;