Setecidades Titulo Finados
Cemitérios da região aguardam 260 mil

Missas, atos ecumênicos e celebrações musicais marcam Dia
de Finados; preparativos foram iniciados na semana passada

Angela Martins
Maíra Sanches
02/11/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


Os administradores dos cemitérios públicos e particulares da região estimam que aproximadamente 260 mil pessoas visitem os jazigos de entes queridos hoje, Dia de Finados. Somente nos 17 espaços públicos do Grande ABC são esperadas 228 mil pessoas.

As sete prefeituras iniciaram os preparativos na semana passada. Os cemitérios receberam trabalhos de capinagem, pintura e limpeza nos túmulos e alamedas. No Cemitério Municipal de Diadema serão celebradas duas missas campais, às 9h30 e às 15h, com participação das 12 paróquias do município. A capela ecumênica também estará aberta para receber todas as celebrações religiosas. No cemitério particular da cidade, que deve receber 5.000 visitantes, haverá cultos ecumênicos e missas, a partir das 8h. Às 12h, será realizada homenagem, com a soltura de balões.

A segurança no entorno do cemitério será realizada pela Guarda Civil Municipal de Diadema durante todo o período. 

SANTO ANDRÉ
Os cemitérios públicos do município programaram missas católicas para receber os visitantes. No Camilópolis (Sagrado Coração de Jesus) serão celebradas às 9h30, 11h e 15h. No Curuçá (Nossa Senhora do Carmo) as missas começam às 9h, 11h, 15h e 17h. O Cemitério da Saudade, na Vila Assunção, terá missa celebrada pelo bispo dom Nelson Westrupp às 9h. Os atos seguem às 10h e 15h. Ontem à tarde, o movimento já era intenso na região. Algumas pessoas limparam as lápides para antecipar a visita e evitar multidões. "Hoje (ontem) é mais tranquilo. Amanhã (hoje) é difícil até pegar água. Venho sempre limpar e trocar as flores, mesmo quando não é Finados", disse a dona de casa Valentina Martins, 59 anos, que cuidava do jazigo da família.

No Cemitério Cristo Redentor, na Vila Pires, o público terá cinco missas: 7h30, 9h, 10h, 14h e 16h.

O cemitério Memorial Jardim Santo André, que é particular, terá missa católica às 10h30, culto evangélico às 13h e da igreja japonesa Seicho-No-Ie, às 14h30. De acordo com a administração, são esperadas cerca de 12 mil pessoas. O local conta com seguranças e floriculturas próprios e a visitação será aberta das 7h às 18h. O jazigo da estudante Eloa Pimentel, morta em 2008 pelo ex-namorado Lindemberg Alves, é um dos mais visitados, que conta com cerca de 9.000 sepultamentos e tem características de jardinagem.

Em São Bernardo, os quatro cemitérios públicos (Baeta Neves, Bairro dos Casa, Paulicéia e Vila Euclides), programaram missas realizadas de hora em hora. O particular Jardim da Colina terá missa campal às 10h e às 15h. No cemitério público de Ribeirão Pires haverá missa às 8h30.

Em São Caetano, apenas o Cemitério das Lágrimas terá celebração em dois horários, às 9h e às 15h. Ontem à tarde o vaivém de visitantes com baldes e vassouras era grande. Entre o público estava a filha do prefeito de São Caetano Luiz Olinto Tortorello, que passou o dia fazendo a jardinagem do mausoléu. O político morreu em 2004. "Ele adorava flores e era muito querido. Sempre venho. É compromisso", disse Marta Cristina Tortorello, 46. 

MÚSICA E ATIVIDADES
Mauá, que possui dois cemitérios municipais (Santa Lídia e Vila Vitória), projeta média de 20 mil visitantes. Haverá missa católica e ato ecumênico no Santa Lídia, ambos pela manhã. Já no cemitério particular Vale dos Pinheirais, a programação inicia com missa às 9h e prevê a presença de violinistas e saxofonistas. Mais duas missas serão celebradas, às 11h e às 16h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;