Cultura & Lazer Titulo
Google lança site de publicação digital de obras impressas
Da AFP
03/11/2005 | 14:01
Compartilhar notícia


O site de buscas Google lançou nesta quinta-feira a primeira fase de seu esforço polêmico para digitalizar milhões de livros para visualização on-line, mas afirmou que a partir de agora limitará o acesso a qualquer material protegido por direito autoral.

O Google informou que a coleção inicial incluirá trabalhos de "domínio público", aqueles ainda não protegidos por direitos autorais.

print.google.com, onde qualquer pessoa pode buscar e navegar por todas as páginas", destacou o Google em um comunicado. "Eles são totalmente abertos a buscas e os usuários podem salvar páginas individuais", acrescentou.

Os trabalhos disponibilizados incluem histórias regimentais da Guerra Civil Americana e os primeiros escritos americanos da Universidade de Michigan, atos do Congresso e outros documentos governamentais de Stanford, trabalhos de Henry James, de Harvard, e biografias de cidadãos de Nova York e outras extraídas da Biblioteca Pública de Nova York.

O Google informou que o material oferecido representa "uma pequena fração da informação que será finalmente disponibilizada como resultado do Google Print".

A companhia não informou como responderá às questões de direitos autorais se seguir adiante com seus planos de oferecer versões on-line de outros livros. O site informou nesta semana em seu blog que irá retomar a busca por trabalhos ainda não protegidos por direitos autorais.

Na versão inicial do Google Print, que está integrado ao motor de buscas Google, os usuários podem buscar textos de livros inteiros, escaneados pelo site e ter acesso a uma ficha-catálogo com alguns trechos breves no contexto de sua busca.

"Os usuários só poderão ver mais sobre qualquer livro que encontrarem se este não estiver protegido por direitos autorais ou se o editor tiver dado sua permissão explícita para mostrar páginas inteiras de uma parte limitada do livro", informou o site.

O anúncio dos planos do Google de oferecer versões on-line de livros protegidos por direitos autorais deu origem a uma série de processos judiciais, inclusive de autores e editores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;