Setecidades Titulo
Escola acima da média não mede esforços no Desafio de Redação
Evandro Enoshita
Do Diário do Grande ABC
17/09/2009 | 07:09
Compartilhar notícia


Com resultados acima da média estadual no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e nacional no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2008, os alunos da EE Padre Anchieta, em Diadema, estão confiantes no desempenho no Desafio de Redação. Eles dizem que competem em pé de igualdade com seus concorrentes das escolas particulares do Grande ABC.

Aluna do 7º ano, Julia Rodrigues, 12 anos, admitiu que os estudantes das instituições privadas têm uma vantagem em termos de bagagem cultural. No entanto, existem outros fatores que influenciam no desempenho no Desafio. "Eles podem até ter mais conteúdo que a gente, mas acredito que podemos vencer, porque depende muito mais do esforço e da dedicação do aluno."

Também estudante do 7º ano, Tábata Silva, 12, destacou que o papel dos docentes é importante para desenvolver nos alunos a fé na vitória. "Na minha opinião, o incentivo da escola, e principalmente dos professores que temos aqui, contribui bastante para que possamos concorrer ou vencer as outras escolas, inclusive as particulares."

Com um texto que relata de forma drástica as consequências do esgotamento dos recursos hídricos do mundo, a estudante do 6º ano Isabela da Cunha, 11, avaliou que escrever para o Desafio é muito mais uma questão de conhecimentos gerais. "Acredito que posso ganhar, porque educação é educação tanto para um estudante da escola pública quanto para os alunos das particulares."

Tendo em vista o retrospecto da escola nas avaliações estaduais e federais, a expectativa da diretora Ester Alves de Oliveira é que os estudantes consigam bons resultados no concurso. "O tema deste ano (Água: A Vida do Planeta) está dentro da nossa proposta educacional e foi explorado em várias ocasiões. Os alunos inclusive fizeram visitas a cachoeiras na Serra do Mar. Com isso, eu acredito que eles estão bem-preparados e estou na torcida."

Promovido pelo Diário em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) e o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de São Caetano, o Desafio de Redação irá premiar as melhores redações de estudantes de todo o Grande ABC. Os vencedores do concurso serão anunciados no dia 11 de novembro. Dentre os prêmios disponíveis estão televisores, bicicletas e computadores, além da bolsa de estudos na USCS.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;