Cultura & Lazer Titulo
Dia do grafite passa em cores
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
27/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Arte que leva cores vibrantes ao cinza das ruas e, por vezes, transforma bairros em ‘galerias a céu aberto', o grafite é hoje motivo de comemorações. Confira as atividades que celebram o dia nacional desta expressão.

Em São Caetano, artistas que venceram o concurso "Grafite na Pista", promovido pela Coordenadoria da Juventude, vão colorir, a partir do meio-dia, a pista de skate do Estação Jovem (Rua Serafim Constantino. Tel.: 4226-5518),

Quem garante a trilha sonora do evento é o DJ Rogério Nogueira, que toca hip hop e outros ritmos. Para a coordenadora da Juventude Mariana Perin, "é importante conscientizar para o não-vandalismo e incentivar a produção artística e criativa de cada um".

Esta arte está presente em vários lugares. Pode ocupar muros altos, como espaços fechados. Prova disso é a mostra Território Livre, que está na Pinacoteca de São Caetano (Avenida Doutor Augusto de Toledo, 255. Tel.: 4223-4780).

A exposição, que abarca trabalhos de quatro grafiteiros da região (Jorge Tavares, Fabrício PB, Numa Junior e Job Leocádio), transporta a arte da rua para painéis, que foram produzidos no próprio local.

Uma individual é a Com'Sequência, do andreense Does, que reúne 11 telas e uma intervenção na Casa do Olhar (Rua Campos Sales, 414, Santo André. Tel.: 4992-7730). Todas as obras são guiadas pela complexidade da escrita, característica da vertente WildStile.

O andreense Antônio Duque, conhecido como Tota, também participa de intervenção, mas na cidade de Barueri. Convidado do projeto Vem Comigo Hip Hop Arte, ele colore espaços do Jardim Paulista, a partir das 13h, com temas relacionados à comunidade.

"É uma proposta semelhante a do projeto Se Essa Rua Fosse Minha, Eu Mandava Grafitar, do Coletivo 5 Zonas, que ilustra os muros com a realidade local", explica. Em Barueri, o bairro recebe imagens de times de futebol, moradores antigos e espaços culturais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;