Setecidades Titulo
Procissão dos Carroceiros atrai 10 mil
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
06/09/2010 | 07:54
Compartilhar notícia
Edmilson Magalhães/DGABC


Nem o vento gelado e a garoa insistente inibiram as 10 mil pessoas que participaram da tradicional Procissão dos Carroceiros deste ano, que partiu da Paróquia Sagrada Família, no Jardim do Lado, e seguiu até a Igreja Matriz de São Bernardo, no Centro. Durante o percurso de cinco quilômetros, vencidos em cerca de duas horas, os fiéis carregaram a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, santa padroeira da cidade, transportada por um carro de boi.

Confira a galeria de fotos

A caminhada passou pela Estrada dos Casa, Rua dos Feltrins, avenidas Miro Vetorazo e Maria Servidei Demarchi, Praça Miguel Etchenique, até a rua Rua Marechal Deodoro, no Centro. A procissão foi formada pelas alas dos coroinhas, seguida por cavalos, carroças e bicicletas, além da presença do Grupo Folclórico Congada do Parque São Bernardo. Moradores e comerciantes da região pararam suas atividades para assistir a homenagem, que foi marcada pela queima constante de fogos.

Para o patrulhamento das vias, cerca de 45 agentes de trânsito monitoraram a procissão e coordenaram o bloqueio das ruas Afonso de Albuquerque, Lago da Mangueira e Capitão Casa, ainda no Jardim do Lado, e as ruas Américo Brasiliense, Marechal Deodoro e Avenida Prestes Maia, já no Centro da cidade.

O padre Giuseppe Bortolato, emocionado, comentou a devoção dos fiéis presentes na festa. "Minha maior emoção é ver a crença do povo e as comunidades de São Bernardo unidas. É a verdadeira manifestação de fé", avaliou.

A festa foi marcada pela maciça participação popular de todas as faixas etárias. Crianças de colo, jovens, adultos e idosos espantaram o cansaço e o frio para seguir a imagem da padroeira até chegar ao Centro da cidade, onde milhares de pessoas já aguardavam a passagem da procissão com suas bandeirinhas em punho e muita cantoria.

A chegada da padroeira à Igreja Matriz foi marcada pela celebração de missa.

Entre as autoridades presentes estiveram o prefeito da cidade, Luiz Marinho (PT), o vice, Frank Aguiar, o secretário de Esportes e Lazer José Luis Ferrarezi e o secretário de obras, Antonio Carlos da Silva.

TRADIÇÃO

Este ano, a festa completa 93 anos. Desde 1917, devotos da região e romeiros vindos de várias cidades do Estado participam da programação religiosa e cultural.

No sábado à tarde, uma missa marcou a abertura da festa, com comidas típicas na quadra da Paróquia da Matriz. O evento, que também faz parte das comemorações de aniversário de 457 anos de São Bernardo, foi encerrado ontem à noite com celebração de outra missa pelo Bispo Nelson Westrupp. No ano passado, em razão da forte chuva, apenas mil pessoas participaram da procissão.

Público encara o mau tempo e prestigia caminhada

A empregada doméstica Neide Alexandre, 65 anos, que acompanha a procissão desde 1996, diz que a emoção se renova a cada edição da festa. "Todo ano me emociono bastante. É lindo, do começo ao fim, principalmente quando chegamos à Matriz", contou a senhora, enquanto caminhava cantando hinos de louvor.

Uma das integrantes da eucaristia da Paróquia Sagrada Família, Domingas Vieira, 30, que participa desde os 17 anos, elogia os fiéis que participam do evento todos os anos. "Acho bonita a fé das pessoas que acompanham a procissão mesmo com o tempo ruim. A festa tem tudo para crescer ainda mais", reforçou.

Já para o metalúrgico Rodrigo Fernandes, 27, que participou pela terceira vez, a vontade de participar da festa nasceu ao começar a frequentar a Paróquia Sagrada Família. "Faço curso de Liturgia e sempre gostei de ir às missas. Acompanho todo o trajeto da procissão, até a Matriz", disse o integrante do Grupo de Jovens Juventude Cristã.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;