Setecidades Titulo
Festa do Pilar tem início sexta em Ribeirão Pires
Márcia Pinna Raspanti
Do Diário do Grande ABC
01/05/2002 | 19:05
Compartilhar notícia


Começa nesta sexta a 66ª Festa de Nossa Senhora do Pilar, em Ribeirão Pires. O evento, que deve reunir mais de 50 mil pessoas nos três dias de comemorações, começa com shows de música sertaneja e forró. A principal atração da noite de sexta será o cantor Pena Branca, que se apresenta às 22h30.

No sábado, Beto Guedes deve fazer o show mais concorrido da festa – os organizadores esperam a presença de 20 mil pessoas. Além do cantor e compositor mineiro, a música sertaneja também será representada pelas duplas Maurício e Monteiro e Zé Pessoa e Ribeirinho.

No domingo, será a vez dos grupos folclóricos de congada (dança de tradição escrava, que representa a entronização de um rei do Congo). O encerramento do evento será feita pelo Cordel do Fogo Encantado, que recupera tradições musicais do sertão de Pernambuco.

Segundo a prefeita de Ribeirão Pires, Maria Inês Soares, as atrações culturais têm forte ligação com a cultura popular. “Procuramos resgatar os aspectos folclóricos e populares da região. É um evento muito tradicional e esperamos a presença de toda a população”, disse.

Durante todo o fim de semana, os visitantes poderão se divertir no parque de diversões montado ao lado da igreja, que fica na avenida Santa Clara, 2.310, no bairro IV Divisão. Cerca de 60 barracas irão oferecer lanches, doces e outros pratos, além de produtos artesanais e artigos religiosos.

Missas – A programação litúrgica do evento começou no último domingo com uma missa. Quarta, cerca de 100 pessoas lotaram a igreja do Pilar para participar da tradicional cerimônia de 1º de Maio. À tarde, foi celebrada missa campal no terreno atrás da igreja.

Os devotos acompanham rigorosamente a programação religiosa da festa. A aposentada Ivani Fantinarti, de Santo André, 72 anos, vai a todas as celebrações há 60 anos. “Venho mesmo pela devoção e trago toda a família. Não costumo freqüentar os shows”, disse.

Movido pelo mesmo fervor religioso, o professor Nivaldo Giroldo, 34 anos, participou nesta quarta da missa. “Há 15 anos venho à missa de 1º de maio. Já se tornou uma tradição”, disse.

No domingo, às 15h, começa a celebração da missa de encerramento. O coral da capela de Nossa Senhora de Aparecida, também no bairro IV Divisão, participa da cerimônia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;