Cultura & Lazer Titulo
Software promete ligaçao DDD mais barata
Renata Turbiani
Especial para o Diário
31/07/2000 | 19:21
Compartilhar notícia


  Economia é atualmente uma palavra de ordem dentro de qualquer residência ou escritório. Já sao tantos os gastos diários, com alimentaçao, aluguel e saúde, por exemplo, que qualquer ferramenta que venha a diminuir essa lista será bem-vinda. Foi pensando nisso que as empresas Cibercom Informática, Compusys Computadores e Sistemas e Convex Internet Provider, de Ribeirao Preto, Sao Paulo, uniram-se para lançar o Teletarifas.

Trata-se de um software que, segundo o fabricante, pode proporcionar uma reduçao de 15% a 70% nos gastos com ligaçoes interurbanas (DDD). O Teletarifas é um programa de fácil utilizaçao e indicado para computadores que possuam sistema operacional Windows 95/98, NT ou 2000, ocupando 1,8 MB. Para instalar o software, basta acessar o site www.teletarifas.com.br e fazer gratuitamente o download ou solicitar via e-mail (cdrom@teletarifas.com.br). Depois de executar o programa, o usuário pode acioná-lo por um ícone - o desenho de um telefone - visível na barra de tarefas do Windows 95/98.

"Ao usar o Teletarifas, é possível identificar uma grande alternância de operadoras e preços na liderança tanto das tarifas mais caras quanto das mais baratas", diz Edgar Castro, um dos sócios da empresa. "Nosso objetivo é ajudar o usuário a obter todas as informaçoes necessárias para que ele possa calcular a melhor tarifa no momento de sua ligaçao".

O Teletarifas calcula e indica instantaneamente uma lista das tarifas de todas as operadoras que atuam na regiao pesquisada pelo usuário. O cálculo é feito de acordo com o horário e a data do computador. Depois de realizar a pesquisa, o usuário pode clicar na operadora de sua escolha, inserir o número desejado e o software realiza a ligaçao mas, para isso, o computador precisa contar com uma placa de fax modem.

Para Castro, um dos grandes diferenciais desse software em relaçao ao serviço oferecido pela Anatel - semelhante ao Teletarifas -, é que nao há a necessidade de conexao com a Internet para a realizaçao da pesquisa. Mas para efetuar as atualizaçoes dos valores cobrados pelas operadoras é preciso conectar-se à rede. Além disso, se o internauta possuir apenas uma linha disponível, ele precisa desconectar-se para depois fazer a ligaçao.

Visando atender ao uso corporativo, o Teletarifas pode ser configurado para fazer atualizaçoes por meio de servidores Proxy. Para isso, basta selecionar as configuraçoes do Discador/Proxy e especificar o endereço e porta do servidor Proxy.

Outro serviço oferecido pelo software é a Agenda Teletarifas. O usuário pode inserir nesse espaço os números mais utilizados, facilitando, assim, na hora da ligaçao.

Mas, o software tem alguns problemas. O usuário pode se decepcionar um pouco se procurar por serviços de ligaçoes locais, pois o sistema nao oferece os valores e nem as operadoras que realizam esse serviço. É voltado apenas para ligaçoes interurbanas. Além disso, nao registra nenhuma operaçao realizada, pois nao marca o tempo de ligaçao e nem o valor gasto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;