Setecidades Titulo
Perueiros paralisam 150 ônibus em S.Bernardo
Samir Siviero
Do Diário do Grande ABC
03/12/2003 | 20:39
Compartilhar notícia


Cerca de 60 mil pessoas foram prejudicadas pela manifestação de 22 motoristas Orcas (Operadores Regionais Coletivos Autônomos) quarta pela manhã, na entrada da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), em São Bernardo. Os motoristas – perueiros legalizados pela EMTU – impediram a circulação de 150 ônibus intermunicipais, de um total de 180, entre as 4h e as 6h30, como protesto pelas liminares judiciais conseguidas pelas prefeituras do Grande ABC, que os impedem de operar em quatro linhas da região.

Como alento a essa situação, surgiu nesta quarta a informação que está sendo discutido um acordo entre a Prefeitura de Santo André e a EMTU para operação de duas linhas na cidade, envolvendo os bairros de Paranapiacaba e Parque Andreense, que, apresar de pertencerem a Santo André, ficam distantes da região central. O presidente da Coopasa (Cooperativa de Trabalho dos Usuários e Condutores de Transporte Alternativos de Santo André), Raimundo José da Silva, disse que os motoristas esperam uma definição até a próxima semana.

O protesto partiu da insatisfação dos perueiros em aguardar por decisão judicial que os permita operar na região. Em setembro, a EMTU concedeu certidões definitivas que permitiam aos Orcas operar em linhas que ligariam Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá a São Paulo ou entre si. Porém, alguns dias depois, as prefeituras e o sindicato das empresas conseguiram liminares que impediram o serviço.

“Estamos há cinco anos esperando para trabalhar e mesmo agora, quando a EMTU concedeu esse certificado, não conseguimos rodar. Às 6h30, liberamos os ônibus para circular porque a população não tem nada a ver com isso. Agora, se há uma discussão para outras linhas, espero que seja boa para nós”, argumentou o presidente da Coopasa.

O presidente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva Júnior, disse que a empresa tem de aguardar o resultado das ações judiciais, já que tenta cassar as liminares que impedem os Orcas de rodar. “As coisas estão caminhando, não no ritmo que desejaríamos, mas, além das ações judiciais, temos conversado com as prefeituras, especialmente com Santo André.”

A secretária de Serviços Municipais de Santo André, Miriam Blois, confirmou a negociação com a EMTU. “Iniciamos conversa com a EMTU porque os Orcas não podem fazer concorrência com as linhas que operam no município. Mas, de qualquer maneira, admitimos que temos deficiência em algumas áreas, como o Parque Andreense e Paranapiacaba, que poderiam ser supridas por esses motoristas. Enviamos a proposta para a EMTU e esperamos definir essa situação ainda esse mês”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;