Cultura & Lazer Titulo
Lindows muda política de aplicativos
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
Com Agências
26/08/2002 | 19:57
Compartilhar notícia


A Lindows.com mudou os rumos do projeto original do Lindows, software que deu fama à empresa ao viabilizar a utilização do popular Windows, da Microsoft, em plataforma Linux. De acordo com a companhia, enquanto alguns programas do Windows rodarem no sistema operacional Lindows, a busca por maior compatibilidade entre os dois sistemas deixará de ser prioridade na empresa, que passará a voltar suas atenções ao desenvolvimento de aplicativos Linux que sejam fáceis de baixar e instalar.

Para justificar a nova estratégia, a Lindows.com alega que seu produto não tem como público-alvo o usuário que pretende economizar na hora de adquirir um sistema operacional mas ainda gasta centenas de dólares com o Microsoft Office, o Photoshop e outros programas de arquitetura fechada. Contudo, a companhia afirma que ainda manterá alguns investimentos em programas-ponte, formatos de arquivos e dispositivos network que ajudem as pessoas a interagir com o legado da MS.

A mudança levou alguns representantes do setor a questionar se o Lindows realmente tem alguma coisa a oferecer além dos recursos já disponíveis no Linux.

Segundo o chefe-executivo da Lindows.com, Michael Robertson, o marketing – e não a tecnologia em si – é a principal chave para o aumento da aceitação do Linux no mercado. Por isso, a empresa aposta no baixo custo dos PCs Lindows como forma de atrair novos consumidores. A página também oferece computadores habilitados a rodar o Mandrake Linux e outros PCs sem o sistema operacional previamente instalado.

O sistema Linux é baseado num código-aberto, de licença pública, que permite a diferentes companhias modificar e redistribuir o software, desde que as alterações sejam compartilhadas com a comunidade. O Lindows, por sua vez, foi originalmente concebido como uma versão de Linux voltada a usuários que já estejam familiarizados com o Windows. Ele inclui uma versão modificada de Wine – tecnologia de código-aberto designada para imitar o ambiente do Windows em uma plataforma Linux.

No entanto, a implementação do Wine no sistema Lindows foi fruto de um trabalho desenvolvido pela CodeWeavers que, em abril deste ano, encerrou seus negócios com a Lindows.com e passou a oferecer o CrossOver Office, dispositivo que custa US$ 54,95 e dá suporte Windows ao Linux.

Com isso, a Lindows.com optou por investir no aprimoramento do Click-N-Run Warehouse, recurso que permite a assinantes efetuar downloads e instalar aplicativos Linux.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;