Setecidades Titulo
Centro de Diadema
lidera roubo de carro
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
19/04/2011 | 07:25
Compartilhar notícia


O levantamento da SSP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) divulgado na sexta-feira aponta o 1º DP (Distrito Policial) de Diadema como o campeão regional de registros de roubos e furtos de veículos: 443. O período estudado refere-se ao primeiro trimestre do ano. O número de roubos alcançou 286 e de furtos, 157. A média é de cinco novas ocorrências todos os dias.

Em segundo lugar ficou o 2º DP de Santo André, localizado no bairro Camilópolis, com 366 ocorrências, sendo 177 de roubos e 189 de furtos. O 3º DP de São Bernardo ocupou a terceira colocação, com 342 ocorrências, seguido pelo 1º DP de Mauá, com 215, o 3º DP de São Caetano (166), Ribeirão Pires (116) e Rio Grande da Serra (dois casos).

De acordo com o delegado titular do 1º DP de Diadema, Jorge Layres, as regiões onde mais ocorrem as ações criminosas são a Avenida Fábio Eduardo Ramos Esquível, ruas Orense e Manoel da Nóbrega e a região da divisa de Diadema com São Paulo. "Não significa que nas outras áreas não têm registro dessas ocorrências. Mas aqui o número é maior por causa da localização."

Para o delegado seccional de Diadema, Godofredo Bittencourt, o número expressivo de ocorrências pode ser atribuído à movimentação do centro comercial da cidade. "A região do 1º DP é considerada um estacionamento a céu aberto. É um local muito vulnerável, além de ser um eixo entre a Capital e o Grande ABC. Mas a incidência dos crimes é bem pulverizada. Passa muito veículo na área central, mas não tem índice que preocupe a segurança pública", explicou.

Bittencourt esclareceu que o índice não simboliza que a região seja a campeã em roubo e furto de veículos entre as sete cidades. "Diadema tem uma circulação flutuante de 35 mil carros por dia. Gente que trabalha aqui e mora fora, por exemplo. É um eixo entre a Capital e o Grande ABC." Como medidas preventivas, o delegado recomendou que a população tenha cuidado ao estacionar o carro e aconselha o uso de alarmes para evitar furtos. Atualmente, a frota de Diadema é de 101.251 carros.

PLANEJAMENTO
A partir da divulgação dos números, as polícias Militar e Civil, além da GCM (Guarda Civil Municipal), devem agir de forma conjunta a fim de coibir o aumento de roubo de carros na região central de Diadema. Bittencourt não soube precisar uma meta de redução, mas espera que, com o reforço no policiamento, os resultados possam ser colhidos a partir do segundo semestre. "Ninguém é melhor do que todos nós juntos."

 

Taxa de homicídio cai 19 % em todo o Estado

São Paulo reduziu em 18,95% o número de homicídios dolosos no primeiro trimestre, o que levou a taxa de homicídios, pela primeira vez, a iniciar um ano abaixo de 10/100 mil, patamar que é considerado não epidêmico pela OMS (Organização Mundial de Saúde). De janeiro a março, foram registrados 992 homicídios dolosos no Estado, contra 1.224 nos primeiros três meses de 2010 - 232 casos a menos. É a menor quantidade de crimes contra a vida registrada em um primeiro trimestre, desde 1996, quando começou a série histórica.

No Grande ABC, a única cidade que teve aumento no número de assassinatos foi Mauá, que pulou de quatro para 16, se comparado com o primeiro trimestre de 2010. A maior redução foi registrada em Santo André, que caiu de 29 para 16.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;