Setecidades Titulo
Prefeitura de São Bernardo pinta faixa de pedestre de vermelho
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
29/08/2009 | 08:58
Compartilhar notícia



A Prefeitura de São Bernardo pintou uma grossa listra vermelha em algumas faixas de pedestres da cidade. A medida é considerada irregular, de acordo com o Contran (Código Nacional de Trânsito).

Segundo a consultora de trânsito Cristina Baddini, qualquer pessoa envolvida em acidente ou atropelamento que avaliar interferência da faixa ilegal na ocorrência pode processar a administração. "Mas não existe fiscalização contra essas medidas ou punição pela instalação de sinalização fora do padrão."

As faixas de solo, segundo manual do Contran, podem ser somente brancas ou amarelas, dependendo de sua função. No caso da indicação para travessia de pedestres, são brancas zebradas.

Pinturas vermelhas são usadas somente para demarcar ciclovias ou símbolos de hospitais e farmácias. Entretanto, o Diário flagrou na Avenida Brigadeiro Faria Lima, quase em frente ao Paço Municipal, uma dessas indicações irregulares.

Não havia sequer guias rebaixadas para justificar um possível espaço para trânsito de bicicletas. A Prefeitura não informou se há projeto para futuramente colocar em prática a ciclovia no local. "Estão inovando. Isso não pode. Os manuais têm de ser seguidos", enfatizou Cristina.

A administração limitou-se a responder que a utilização da faixa vermelha "está de acordo com o que estabelece o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, do Ministério das Cidades", sem mencionar, no entanto, em qual norma específica se encaixa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;