Setecidades Titulo
Criminosos com poder nos presídios se concentram em Diadema
Do Diário do Grande ABC
19/09/2000 | 11:22
Compartilhar notícia


O desembargador Renato Laércio Talli, corregedor da Administraçao Penitenciária, está de posse, pela primeira vez, de relatórios, fotos, documentos e cartas de denúncias que demonstram o poder paralelo de criminosos nas penitenciárias do Estado de Sao Paulo.

Em matéria publicada nesta terça-feira pelo Jornal da Tarde, o desembargador cita cinco `máfias', que foram mapeadas por ele. Entre elas, a maior organizaçao criminosa, que detém o poder nos presídios da capital, é o Primeiro Comando da Capital (PCC), concentrada em Diadema.

O PCC costuma organizar churrascos de confraternizaçao no município da regiao, para comemorar a liberdade comprada com dinheiro roubado de alguns presos, planejar novos resgates e decidir quanto pagar a agentes penitenciários ou policiais corruptos para soltarem seus companheiros.

As outras organizaçoes criminosas listadas pelo desembargador sao o Comando Revolucionário da Criminalidade (CRBC), com sede em Guarulhos, a Comissao Democrática da Liberdade (CDL), de Avaré, e outras duas menores, a Seita Satânica (SS), da Casa de Detençao de Sao Paulo, e o Comando Jovem Vermelho da Criminalidade (CJVC), criada na Penitenciária de Presidente Prudente.

No caso da Seita Satânica uma curiosidade. Seus membros sao obrigados a cortar a falange do dedo mínimo, o que facilita a identificaçao de seus integrantes.

O desembargador está agora procurando desarticular essas facçoes criminosas, enviando seus líderes para presídios distantes da capital. Mas o trabalho nao é fácil. Por causa da omissao do governo em combater essas organizaçoes, elas cresceram muito e estima-se que, atualmente, 10% dos 93 mil presos do Estado estejam ligados a alguma dessas facçoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;