Memória Titulo
Que tal um álbum de figurinhas?
Ademir Medici
03/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


 Que tal um álbum de figurinhas?

 

“O Campeonato Amador de Santo André promete pegar fogo com times de tradição – casos do Torino, Corinthians de Vila Palmares, Junqueira, Alvorada e União Vila Sá – a partir de amanhã com a abertura da Segunda Divisão.”

Cf. Edélcio Cândido, Diário16-8-2003

 

Nota

O Cidade São Jorge participou deste campeonato de 2003. Mas não é citado pelo Edélcio como time de tradição. Ainda não era, pois tinha menos de 30 anos – foi fundado em 1975. Agora, aos 40 anos, o Cidade São Jorge já pode ser apontado como tradicional, classificando-se para a grande final do Municipal de Star, 2015. O tempo se encarrega de tudo.

 

TROCA DE FLÂMULAS

Houve o tempo das flâmulas esportivas, que eram colecionadas, expostas nas paredes dos clubes e das casas dos jogadores, com orgulho. E houve o tempo do álbum de figurinhas com equipes da região. As flâmulas resistiram um pouco mais, para cair em desuso – a não ser nos jogos entre seleções nacionais. Já os álbuns de figurinhas locais são muito raros.

Citamos sempre um álbum editado pela família Bisquolo, de São Caetano, na segunda metade da década de 1950. Trazia equipes da região, algumas de São Paulo, outras da Baixada Santista.

E como a página Memória tem acompanhado o Campeonato Municipal de Santo André, da categoria com jogadores acima de 50 anos, resolvemos bolar quatro páginas de figurinhas com as quatro equipes classificadas nas oitavas de final. Hoje mostramos a primeira, o da Juventude Independente Cidade São Jorge, que já está na final. As fotos são do Mauricio Silva, a arte, do Agostinho Fratini. O que vocês acharam?

A figurinha perpetua nossa gente, como a flâmula. Por isso, Memória está sugerindo ao Cidade São Jorge e à equipe do Alvinegro, que se classificaram para a finalíssima, que criem suas flâmulas com dizeres alusivos a este ano de 2015. E que as flâmulas sejam trocadas antes do último jogo. Vai dar tempo, pois a partida decisiva está marcada para 12 de dezembro, um sábado.

 

 

Hoje

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

 

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Iguape. O quinto mais antigo município do Estado, depois de São Vicente, São Paulo, Cananeia e Mogi das Cruzes.

Estabeleceu-se que a data de fundação de Iguape é 3-12-1538, quando se separa de Cananeia. Senhor Bom Jesus é o padroeiro da cidade.

 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 3 de dezembro de 1985 – ano 28, nº 5997

Manchete – Congresso vota pacote com urgência

Trólebus – Apenas 30 das 400 áreas previstas serão desapropriadas até 31 de dezembro para a implantação das linhas de trólebus no Grande ABC, em decorrência do atraso no levantamento do valor das propriedades.

Estiagem – Volume de água cai em setor da Billings em Pedreira, no limite de Diadema com São Paulo.

Diadema – Justiça investiga licença de cemitério particular em Sete Praias.

Futebol – Amistoso realizado domingo no campo do Sesi, em Prefeito Saladino: Santo André 1,

Mauaense 1.

Óbito – Morre João Simões, 78 anos, português, fundador da Casa Weigand. Foi sepultado no Cemitério da Saudade, em Vila Assunção.

 

Santos do Dia

Contemporâneo a Inácio de Loyola, o fundador da Companhia de Jesus. No Oriente, Xavier realizou uma das missões mais árduas da Igreja Católica. Evangelizava os nativos, batizava as crianças e os adultos. Reunia as aldeias em grupos, fundava comunidades eclesiais. Acabou saindo das Índias, para pregar no Japão, além de ter feito algumas incursões clandestinas na China.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

 

Em 3 de dezembro de...

– Briga de faca em Campo Grande, distrito policial de Paranapiacaba: José Augusto Teco, 20 anos, fica ferido e é internado em São Paulo; o outro contendor, cujo nome não foi revelado, morreu.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘A Itália prestará auxílio à Servia’.

– Circulava, na região, um novo jornal, denominado O Democrata. Tinha à frente o jornalista Amadeu Nogueira, natural de Paranapiacaba. O nome do novo semanário lembrava o partido de sustentação do presidente ‘provisório’, Getúlio Vargas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;