Cultura & Lazer Titulo
Começa o 1º Festival de Cinema de Ribeirão Pires
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
22/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Ribeirão Pires abriu ontem o 1º Festival de Cinema. Além dos políticos da cidade, esteve presente o deputado estadual Orlando Morando (PSDB), representando oficialmente o governador José Serra (PSDB). O ator Carlos Vereza abriu o evento inaugurando sala de exibição que leva o seu nome, que fica no Teatro Euclides Menato.

"Estou muito feliz. É muito raro uma pessoa ser homenageada em vida", declarou Vereza.

A Mostra Popular, que trará todos os domingos, a partir das 21h, filmes de produção nacional, no Paço Municipal, começou com a exibição de Memórias do Cárcere e Bezerra de Menezes - O Diário de Um Espírito, ambos protagonizados por Vereza. As sessões vão até 25 de abril.

Contemplada pelo Proac (Programa de Ação Cultural), da Secretaria Estadual de Cultura, a verba da organização do festival foi de R$ 300 mil.

Paralelamente, a sala de exibição abrigará o programa Escola Vai ao Cinema, em que alunos de 7 a 14 anos do município terão acesso ao cinema. "A proposta é transversalizar os assuntos. Trazer as discussões das telas para a sala de aula", contou Rosi Ribeiro de Marco, secretária de Educação e Cultura da cidade.

O especial também contará com a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens, que ocorre de 3 a 7 de abril, com seleção e exibição de 160 projetos, concorrendo, por júri popular, em diversas categorias.

"É o início de um projeto ambicioso de formação de público. A população terá a oportunidade de ir mais ao cinema e, quem sabe, não é o começo para investirmos mais na produção de filmes, como é a ideia da mostra de curtas", disse Clóvis Volpi.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;