Cultura & Lazer Titulo
Filme retrata o amor do poeta Keats por sua musa
25/06/2010 | 07:21
Compartilhar notícia


Na Inglaterra, na Austrália e na Nova Zelândia, a história é razoavelmente conhecida - o romance entre o poeta John Keats e sua musa, Fanny Brawne, ultrapassa a história da literatura. Havia um risco - essa história 100% romântica teria condições de interessar ao público não necessariamente de língua inglesa? Em Cannes, no ano passado, a diretora Jane Campion admitia que valia a pena ter arriscado. A resposta dos espectadores - jornalistas de todo o mundo - havia superado sua expectativa mais otimista. É verdade que Brilho de Uma Paixão, que estreia hoje em São Paulo, é o melhor filme da autora desde os sucessos do começo de sua carreira, com obras como Um Anjo em Minha Mesa e O Piano, que ganhou a Palma de Ouro em Cannes.

Jane fez história como a primeira mulher a receber o cobiçado prêmio. Na verdade, até agora, a única. Mas ela não supervaloriza os prêmios e até hoje se surpreende quando lê, associada ao seu nome, a definição de cineasta ‘feminista'. No sentido doutrinário, ela recusa o rótulo com veemência, mas, como mulher, a ideia de brigar por espaço num universo tão dominado pelos homens até que lhe agrada e ela termina por aceitar que seja uma feminista. No caso de Brilho de Uma Paixão, Jane credita o sucesso aos atores.

Como ela disse, numa entrevista realizada em Cannes, no ano passado, precisava de um ator inteligente e sensível, no qual o público acreditasse como um jovem capaz de escrever poesia. Ken Whishaw tinha o perfil romântico que ela considerava necessário para o personagem, mas pesaram favoravelmente as referências que ela ouviu dele, como tendo feito um ótimo Hamlet em uma (re)montagem da peça de Shakespeare.

Abbie Cornish, que faz Fanny, já era conhecida de Jane, ou pelo menos seu trabalho. E Paul Schneider, que interpreta Charles Brown, foi paixão à primeira vista. Jane conta que integrava o júri de Veneza quando o viu em O Assassinato de Jesse James.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;