Cultura & Lazer Titulo
Três mostras questionam a arte na Galeria do Sesi
Alessandro Soares
Da Redaçao
25/06/2000 | 17:54
Compartilhar notícia


Duas exposiçoes realizadas pelo MAC USP (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de Sao Paulo) e Centro Cultural Fiesp (av. Paulista, 1.313, Sao Paulo. Tel.: 284-3639) abrem nesta terça para o público, das 9h às 19h, juntamente com a reediçao da mostra Obra em Contexto que reúne A Negra (1923), de Tarsila do Amaral, e Caipira Picando Fumo (1893), de Almeida Junior. As três exposiçoes contrapoem modos de arte e têm entrada franca de terça a domingo.

Arte Conceitual e Conceitualismos: Anos 70 no Acervo do MAC USP recoloca em pauta na Galeria de Arte do Sesi no Centro Cultural Fiesp a questao "o que é arte?". O acervo com cerca de 215 obras e 29 vídeos e filmes pertence ao MAC USP, de artistas brasileiros e estrangeiros. A arte conceitual é ainda hoje um movimento radical de contestaçao ao sistema de arte, atraindo e repelindo olhares e nunca sendo unanimidade. A mostra fica até 20 de agosto.

A Sombra das Palmeiras é a outra exposiçao realizada no Centro Cultural Fiesp. Sao sobrepinturas realizadas pelo austríaco Arnulf Rainer, entre 1993 e 1999, sobre 42 pranchas do livro Historia Naturalis Palmarum, do botânico alemao Carl Friedrich Phillipp Von Martius, que documentou a flora brasileira no século XIX. Rainer interferiu no trabalho do alemao com seu traço excêntrico e polêmico, como fez em outras obras do séculos XVIII e XIX. Em cartaz até 3 de setembro.

As duas exposiçoes se projetam uma sobre a outra. O desenho de Rainer sobre as ilustraçoes de Von Martius pode expressar uma negaçao da arte, apesar de suas declaraçoes de que é uma manifestaçao de relaçao amorosa com a própria. A polêmica conceitual sobre a existência da arte, por seu lado, continua nas experiências de artistas como Mira Schendel, Paulo Buscky, Jarslaw Kozlowski, Anna Kutera com comunicaçao marginal, arte sociológica, retratos e auto-retratos conceituais, fotografias de performances etc.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;