Cultura & Lazer Titulo
O mundo impossível de Escher
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
23/10/2004 | 14:47
Compartilhar notícia


A série Visões do Mundo da emissora STV – Rede SescSenac de Televisão apresenta às 23h deste sábado o documentário Metamorfoses, sobre a produção plástica e gráfica do holandês Maurits Cornelis Escher (1898-1972), ou simplesmente M.C. Escher, autor de uma obra artística marcada, entre outras características, pela capacidade de comunicação com públicos dos mais variados gêneros. No Grande ABC, o canal pode ser visto por meio das TVs por assinatura Vivax (a cabo), Sky, Directv e Tecsat (as três via satélite).

O documentário, dirigido por Jan Bosdriesz, é uma produção francesa, da série Les Films du Village e Sept Arte. O filme trata de todas as fases da trajetória artística de Escher. Percorre desde o início da carreira, época em que ele retratou paisagens italianas, até o período de seus trabalhos que trazem a repetição e encaixe de figuras semelhantes, criando ilusões de ótica por meio da distorção da perspectiva.

Escher é dono de uma produção de difícil classificação estética e autor de imagens que figuram entre as mais instigantes e intrigantes da história da arte universal. Uma das facetas de seu trabalho é a criação de composições influenciadas pelos princípios matemáticos – dimensão, simetria, relatividade etc. É comum entre as obras do artista as que guardam teor surrealista, com a “violação” de leis da física e/ou da lógica, como com a representação da água correndo naturalmente para cima.

Se o reconhecimento da obra de Escher foi tardio, atualmente ele é tido como um mestre. Bom exemplo é o museu dedicado exclusivamente à sua obra, em Haia, na Holanda.

Nas próximas segunda (19h) e quarta-feira (15h30) haverá reapresentações do documentário. No dia 30 é a vez de Mondrian – Do Naturalismo ao Abstracionismo, sobre este que é outro expoente da arte mundial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;