Cultura & Lazer Titulo
Museu abre espaço para o design alemao
Do Diário do Grande ABC
13/05/1999 | 16:55
Compartilhar notícia


A exposiçao "Simplicidade Consciente", que apresenta um panorama da evoluçao do design contemporâneo alemao dos últimos 15 anos, procura combater a idéia de que predomina entre os alemaes um crescente interesse pela sofisticaçao tecnológica. Se há um elo entre as cerca de cem peças trazidas ao País com o apoio do Instituto Goethe, que podem ser vistas a partir de sexta-feira (14) no Museu da Casa Brasileira, é a simplicidade. "Há diferentes maneiras de ser simples", explica o designer e curador da mostra, Volker Albus.

"As vezes uma peça pode ser muito fácil de construir, mas você tem de ter a idéia antes; outras vezes o objeto facilita a vida do usuário, mas é dificílimo de construir", conclui, mostrando dois destaques da exposiçao para amparar sua argumentaçao. O primeiro é uma mesa de centro aparentemente comum com tampo de vidro. Mas seus pés sao três picaretas apoiadas umas às outras, formando um belo jogo construtivo e garantindo equilíbrio e estranhamento ao mesmo tempo.

Já a mesa Tábula Rasa se situa no oposto. Foi extremamente difícil realizar essa complexa engenhoca, que permite encolher completamente ou esticar até 5 metros de comprimento uma mesa com bancos dos dois lados. As dificuldades sao tantas que até nesta quinta-feira só foram produzidas 20 dessas peças.

Surpreender o espectador é uma característica comum às peças selecionadas por Albus e seus colegas Markus Bach e Monika Wall - a quem pediu ajuda para concretizar sua antiga idéia de mostrar no exterior o que é feito nos ateliês dos designers alemaes. Sao Paulo é a primeira parada da mostra, que em seguida deverá ir para Santiago, no Chile. Infelizmente, a etapa carioca da turnê foi cancelada.

Segundo ele, isso nao é intencional e pode ser atribuído ao fato de os criadores nao desenvolveram essas peças para a indústria, mas para si, pelo prazer de descobrir uma forma que concilie beleza e funcionalidade. Raras sao as peças expostas que nao se apoiam nessa idéia. Bom exemplo é o elegante porta-revistas que, posto de lado, vira uma prática escada de biblioteca. Esse objeto, aliás, parece ser um dos preferidos dos designers alemaes, assim com os franceses têm certo fetiche pelas poltronas, brinca Albus.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;