Memória Titulo Memória
Na Vila América, o clássico vovô de Santo André

O Corinthians da Vila Alzira fundado em 1912, o Nacional do Parque das Nações de 1943...

Ademir Medici
29/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


“Cheguei a ver Nacional e Corinthians no campo da Vila Alzira.”

Cf. Nelson Paiva, vice-presidente do Nacional do Parque das Nações.

O Corinthians da Vila Alzira fundado em 1912, o Nacional do Parque das Nações de 1943. E os dois clubes vovôs que participam do Campeonato Municipal de Santo André, categoria Star, encontraram-se no sábado em campo neutro, o Estádio Distrital da Vila América.

Os 2 a 1 do Nacional foram o que menos importaram. Este verdadeiro clássico andreense teve outros ingredientes saborosos, como o quarteto de ex-profissionais que neste mesmo terrão vermelho às margens do Apiaí treinaram nos anos saudosos do EC Santo André.

Depois, cada um seguiu sua vida, jogando até mesmo no Exterior. Só o milagre do futebol para não afastar Arnaldinho, Bona, Castilho e Melo, os eternos meninos do Ramalhão, hoje cinquentões saudáveis graças à prática esportiva mantida.

E foi com alegria que os jogadores se abraçaram antes do apito inicial, ‘intercalados’, como definiu Claudio Guimarães Teixeira, o Cacau, treinador do Nacional.

Entre os abraçados, José Orlando de Moura, o Jarrão, presidente do centenário Corinthians de Santo André, que tem a missão até histórica de substituir os antigos dirigentes do ‘Galo Preto’, que hoje repousam no vizinho Cemitério da Saudade, em Vila Assunção.

Memória gravou os depoimentos de Melo, Castilho e Nelson Paiva – que lembrou o início de muitos no movimento da igreja do Bonfim, dos freis Angelico, José e Roberto. Histórias que reservaremos para depois do campeonato Star, porque várzea e memória são eternas. Hoje é dia de destacar nomes e imagens produzidas e perpetuadas pelo companheiro Maurício Silva.

CORINTHIANS – Almir Wanderley da Silva, Altair João Federiche, Benedito de Oliveira Souza, Bernardino Ferreira do Carmo, Carlos José de Castro, Eracles Tilly, Georme Cabral Linhares, Ivan Nonato de Morais, João Antonio Chimelo, José Carlos de Souza, José Luiz Vasconcelos, José Roberto da Silva, Luiz Antonio da Costa, Luiz Emilio Turci, Oseas Coradi e Valter Luiz Forte.

NACIONAL – Arnaldo Ferreira de Souza, Carlos Alberto Rodrigues, Celso Roberto Soares, Eder Soares Quirino, Edson Raimundo dos Santos, Eli Ventura de Souza, Gildasio Coelho Rocha, João Batista Melo, Juraci Rocha Bezerra, Marcos Soares, Nelson Paiva, Nelson Roberto do Rosário, Rogério Edmundo Basso, Rubens Fonseca e Vanderlei Ferreira Castilho.

Em 29 de outubro de...

1700 – Comarca de São Paulo é dividida em duas. A primeira compreende a cidade de São Paulo, incluindo-se o atual território do Grande ABC.

1810 – Fundada a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, para abrigar o acervo real trazido pela Corte do príncipe regente D. João, em 1808.

1915 – Visitou o Grupo Escolar de Santo André o inspetor Maurício de Camargo.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Organização de uma esquadra de cinco mil aeroplanos para atacar as usinas alemãs’.

1930 – São Paulo recebe triunfalmente o agora novo presidente da República, Getúlio Vargas.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 29 de outubro de 1985 - ano 28, nº 5967

Manchete – Secretaria de Planejamento da Presidência da República prevê crescimento industrial de 7,2% em 1985

Movimento Sindical – Greve na Cerâmica São Caetano. O almoço dos empregados é enviado às instituições de caridade.

Primeira Divisão – Em Ribeirão Preto, Comercial 0, Santo André 2.

Futebol de salão – Brasil vence Espanha em Madri por 3 a 1 e conquista o bicampeonato mundial.

Santos do Dia

- A tradição da Igreja conta que São Narciso foi eleito bispo com quase cem anos de idade e administrou a Diocese de Jerusalém até a idade de 116 anos.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Abraão de Rostov

- Colmano

Hoje

- Dia Mundial do Livro

- Dia Mundial de Combate à Psoríase 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;