Setecidades Titulo
Diadema abre Unidade de Saúde da Família
Kléber Werneck
Da Redaçao
16/04/2000 | 21:18
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Diadema inaugura nesta segunda, às 10h, a Unidade de Saúde da Família, que vai funcionar no mesmo local em que atualmente está localizada a Unidade Básica de Saúde Piraporinha (r. Bariris, 75). Com a mudança, serao criadas duas equipes para atendimento no local.

A UBS Piraporinha oferece atualmente atendimento de clínica-geral, pediatria e ginecologia. A Unidade de Saúde da Família terá um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e cinco agentes comunitários em cada equipe.

Os agentes comunitários visitarao mensalmente todas as 1.983 famílias - num total de 7.003 pessoas - cadastradas. Eles deverao realizar diagnósticos para açoes preventivas, tendo o respaldo de dados coletados entre dezembro do ano passado e março deste ano.

O diretor do departamento ambulatorial da Prefeitura, Marco Colli, afirmou que o novo tipo de atendimento trará vantagens concretas para o município. Ele ressaltou que o levantamento de dados possibilitará a criaçao de estratégias que solucionarao os problemas da comunidade.

Vacinas - Santo André, Sao Bernardo, Sao Caetano e Ribeirao Pires começam nesta segunda a Campanha Nacional de Vacinaçao do Idoso, que oficialmente só será iniciada no dia 24. Serao imunizadas pessoas acima de 60 anos contra gripe, tétano, difteria e pneumonia. Em Santo André, também começa nesta segunda a vacinaçao de pessoas com doenças crônicas e sem condiçoes de locomoçao. Pessoas cadastradas no Programa de Internaçao Domiciliar em Sao Caetano receberao a vacina em casa.

Funcionários da Prefeitura de Sao Bernardo vao visitar a partir desta segunda residências, asilos, casas de repouso e hospitais psiquiátricos.

A estimativa é que 40 mil idosos receberao a vacina na cidade, 15 mil a mais que o ano passado, quando a campanha atingiu as pessoas com idade acima de 65 anos.

Em princípio, serao atendidas as instituiçoes cadastradas no Programa do Idoso. As entidades que cuidam de idosos e nao estao cadastradas podem entrar em contato com o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde solicitando a vacinaçao (telefone 4339-2565 ou 4339-4466, ramal 157).

A Prefeitura também fará um cadastro especial para atendimento domiciliar. Este, porém, será destinado exclusivamente para as pessoas que nao têm condiçoes de se locomover.

Ribeirao Pires - A Unidade Básica de Saúde da Vila Valentina, em Ribeirao Pires, começa nesta segunda as vacinar crianças do bairro. No local, serao aplicadas as vacinas BCG intradérmica, paralisia infantil, difteria, tétano, coqueluche, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), hepatite B e HIB, entre outras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;