Setecidades Titulo Conscientização
Campanha Travessia Segura inicia outra etapa e chega às escolas do Grande ABC

Instituições de ensino de três cidades recebem agentes da iniciativa e super-herói Mister Mão

Nelson Donato
especial para o Diário
20/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


 Idealizada pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, a Campanha Travessia Segura, que tem como objetivo conscientizar pedestres e motoristas para a diminuição do número de atropelamentos, chegou ontem às escolas da região.

Na primeira fase da iniciativa, os agentes e o símbolo da campanha, o super-herói Mister Mão, posicionaram-se em vias onde há altos índices de acidentes. Agora as equipes ficarão no entorno de 30 instituições de ensino, divididas em nove dias de ações, para educar alunos, pais e motoristas.

Na manhã de ontem, grupo de agentes de campanha esteve em frente à Emeief Machado de Assis, na Estrada do Pedroso, 800, Parque Miami, em Santo André. Durante o período em que permaneceu no local, o grupo distribuiu panfletos educativos a pedestres e motoristas e ensinou o gesto correto para se pedir passagem aos condutores onde não há semáforos.

Um dos coordenadores da iniciativa, Marco Ortiz, 39 anos, destaca que, por conta da falta de segurança no trânsito, esse tipo de ação é vital. “Essa educação deveria ter mais ênfase durante as aulas do CFC (Centro de Formação de Condutores). Muitos saem de lá e não respeitam o próximo.”

Segundo Ortiz, em novembro a campanha será ampliada. “Percorreremos várias vias da região. Será um trabalho ainda mais abrangente e esperamos levar os conceitos da campanha a muitas pessoas.”

Apesar da ação, a equipe do Diário flagrou várias pessoas atravessando a rua fora da faixa. Abordadas pelos agentes, muitas os ignoravam e outras alegavam que não podiam deixar a oportunidade passar.

A dona de casa Claudia Maria Rocha Lopes, 45 anos, é mãe de dois estudantes da instituição. Ela espera que a iniciativa mude o comportamento dos motoristas. “Não é sempre, mas já vi passarem aqui em alta velocidade e no horário de saída dos estudantes. Quando vi a campanha, achei muito legal e agora espero que a situação melhore.”

A Estrada do Pedroso também foi alvo de críticas. “Aqui é muito perigoso, os carros desrespeitam quem tenta atravessar. Sempre sinto medo, ainda mais quando estou com minha filha”, reclama a empregada doméstica Cleide Souza, 34.

Além da escola andreense, outros dois pontos receberam a ação: Emeb Marineida Meneghelli de Lucca, na Avenida Dom Pedro de Alcântara, 235, Vila São Pedro, em São Bernardo; e Emef Professor Olytho Voltarelli, na Avenida Paraíso Filho, 50, bairro Nova Gerty, em São Caetano. A campanha conta com 120 agentes, sendo 30 super-heróis, e segue hoje em escolas de Diadema, Mauá e Ribeirão Pires.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;