Setecidades Titulo
Crescem denúncias de roubo de sinal de TV a cabo
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
08/01/2003 | 19:54
Compartilhar notícia


A quantidade de denúncias de roubo de sinal de TV por assinatura saltou de 50 para 400 ligações por mês, em três meses, segundo estatísticas do Departamento de Auditoria de Assinantes da Canbras TVA, com sede em Santo André. Em outubro de 2002, o Diário publicou reportagem sobre a abertura de um inquérito policial em São Caetano contra captadores clandestinos de sinal. De lá para cá, a fiscalização tomou novas proporções. As ligações clandestinas que afetam o sinal dos assinantes da empresa deixaram de se concentrar em São Caetano. Segundo o vice-presidente da Canbras, Leopoldo Inglez, hoje, a empresa tem denúncias da pirataria em Santo André, São Bernardo, Diadema, além de Mogi das Cruzes e Guarulhos. “Temos assinantes nestas cidades que trabalham na região e que após tomarem conhecimento do problema passaram a denunciar, isso depois que o Diário publicou a reportagem falando da pirataria em TV a cabo, no ano passado.”   

Desde a abertura do inquérito policial que busca identificar se funcionários ou ex-funcionários da Canbras estão ou não envolvidos no oferecimento da troca do tubo eletrônico do circuito de canais ou nos gatos (ligações feitas por meio de roubo de sinal), 16 pessoas foram ouvidas pela polícia. Todas foram indiciadas e aguardam a decisão judicial.   

O combate à pirataria de sinal estende-se ainda à ampliação do trabalho de varredura nas áreas atendidas pela empresa na busca de flagrantes. Para tornar mais rápida a fiscalização, há uma equipe de técnicos responsáveis pela vistoria. Em média, por mês, 100 mil casas são visitadas. “Isso nos garante encontrar cerca de 200 irregularidades por mês”, disse Inglez.   

Os assinantes clandestinos têm suas ligações desligadas e são informados que em caso de reincidência será aberto um BO. Como resultado da fiscalização, em alguns bairros de São Caetano, o primeiro foco dos gatos da TV a cabo, o índice de furto de sinal caiu de 1,95% para 1,24%, nos últimos três meses. Em outubro, a empresa estimou que do total de 190 mil assinantes, pelo menos 1,7% deveriam estar em situação irregular (cerca de 3,5 mil).   

Outro dado importante verificado pelos auditores reflete o índice de conversão de assinantes piratas para pagantes. Nos últimos três meses, pelo menos 10% dos clandestinos optaram por regularizar o contrato com a Canbras. O número é resultado do projeto Alerta Telefônico posto em prática ainda em outubro de 2002. Por meio de ligações – 412 por mês – a empresa informa às pessoas que estão recebendo o sinal da Canbras ilegalmente. “Funciona como mais uma ferramenta para coibir a proliferação da pirataria.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;