Setecidades Titulo Devoção
Igreja de Frei São Galvão deve receber 1.300 fiéis hoje
Angela Martins
Do Diário do Grande ABC
25/10/2011 | 07:30
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Em torno de 1.300 pessoas devem comemorar hoje o Dia de São Frei Galvão, na única igreja dedicada ao primeiro santo brasileiro, localizada no bairro Capiburgo, em Mauá. Às 19h, uma missa será celebrada com a presença do bispo dom Nelson Westrupp.

Na ocasião, uma relíquia do santo - um pedaço do osso do fêmur - será entregue à igreja, onde ficará em exposição permanente aos fiéis. Durante o dia, as missas serão realizadas às 8h, 10h e às 16h. As famosas pílulas de Frei Galvão também serão distribuídas.

"Notamos que os devotos do santo crescem a cada ano. Nossas novenas reúnem até 200 pessoas", relata o padre Osvy Guilarte. Venezuelano, o pároco revela que a fé em Frei Galvão já ultrapassou a fronteira brasileira. "Em minha cidade natal, Porlamar, já existem muitos fiéis, que fazem novenas, acompanham missas e já viajaram ao Brasil para agradecer a graças recebidas." 

ÚLTIMOS RETOQUES
Iniciada há três anos, a construção da igreja do bairro Capiburgo está praticamente terminada. Ontem, o próprio padre e alguns fiéis terminavam a pintura da fachada. "Ainda falta colocar o piso do salão. Acredito que em um mês nossa igreja esteja finalmente pronta", comemora Guilarte.

O terreno da igreja foi doado pela família de Maria Dejanira Belini, 52 anos. O local pertencia ao filho dela, morto aos 29 anos vítima de meningite. "Ele era muito devoto e achamos que gostaria que fizéssemos isso." Com a construção quase finalizada, Maria sente-se realizada. "Estou muito feliz", resume.

O pedreiro José Vilson Zanette, 54, devoto do santo, ajudou na obra e se prepara para o dia de comemoração a Frei Galvão. "Largo qualquer trabalho para estar na festa", brinca. Segundo o pedreiro, um problema nos rins foi curado graças à intervenção divina. "Já tinha feito duas cirurgias para livrar-me das pedras no rim. Então pedi a Frei Galvão, tomei as pílulas e agora estou curado", relembra. 

SÃO JUDAS
São esperadas até 20 mil pessoas na festa de São Judas Tadeu, que será celebrada no dia 28, na paróquia do padroeiro no bairro Campestre, em Santo André.

Com missa de hora em hora, os fiéis podem acompanhar desde as 6h da manhã, até as 20h, quando será presidida pelo bispo dom Nelson Westrupp. A paróquia oferece o tradicional bolo do santo, além de barracas com fogazza e churrasco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;