Setecidades Titulo Grande ABC
Ribeirão debate história regional
Camila Galvez
do Diário do Grande ABC
24/09/2015 | 07:07
Compartilhar notícia


O 13º Congresso de História do Grande ABC teve início na noite de ontem, em Ribeirão Pires, com a proposta de colocar no centro das discussões a necessidade de desenvolver políticas públicas voltadas à preservação do patrimônio material e imaterial da região. A cidade, inclusive, corre o risco de perder um de seus principais bens, o casarão do produtor Herbert Richers, nos próximos dias, como o Diário noticiou ontem.

De acordo com o presidente da comissão organizadora do congresso e secretário-adjunto de Cultura, Marcílio Duarte, a ideia do evento é chamar a atenção da sociedade para a identidade do município. “Somos uma cidade histórica. Temos os casarões do Oswald de Andrade, do Herbert Richers, o moinho, a antiga fábrica de sal, entre outros. Precisamos preservar a nossa identidade.” O maior interessado nisso, porém, não compareceu à abertura do evento: o prefeito Saulo Benevides (PMDB).

A abertura do evento, que tem como tema História, Identidade e Diversidade – O que nos Une? ficou por conta do violonista, cacique e historiador indígena Robson Miguel, que, entre outras canções em homenagem à Capela do Pilar e à estação de trem , executou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Ribeirão Pires. “Temos a tendência de achar que o ser humano moderno não é atento à história. Porém, o que vemos todos os dias nos jornais, na TV, nas novelas e nos documentários é a história acontecendo agora. É importante estudar o passado para cometer menos erros no futuro e reescrever nossa história daqui para a frente.”

A programação segue hoje com palestras como Historiografia do Grande ABC, às 9h30; Memória 2.0: Internet, Redes Sociais e Memória Regional, às 11h; e Diversidade e Identidade Cultural 1 – A Questão étnica na História do Grande ABC, às 19h. A professora da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) Marta Marcondes apresenta resultado de suas análises sobre a água da Billings e do Rio Tamanduateí às 14h na palestra História do Uso da Água na Região do Grande ABC.

O Congresso de História segue até sábado e conta ainda com intervenções culturais, exposições e venda de livros. O evento é realizado na Firp (Faculdades Integradas de Ribeirão Pires), na Avenida Coronel Oliveira Lima, 3.345, no Parque Aliança. A participação é gratuita e aberta ao público.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;