Setecidades Titulo São Bernardo
Carros estacionados atrapalham pedestres

Na Avenida Senador Vergueiro, em São Bernardo, calçada é utilizada para parada de veículos

Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
24/09/2015 | 07:07
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


Na Avenida Senador Vergueiro, sentido bairro Rudge Ramos, em São Bernardo, os pedestres encontram dificuldades para caminhar na calçada. Isso porque diversos motoristas param o carro em cima da passagem, na altura do número 3.373, o que dificulta o direito de ir e vir dos cidadãos.

Conforme o Código Brasileiro de Trânsito, parar ou estacionar o carro sobre o passeio é infração grave, que pode gerar multa ou mesmo remoção do veículo. A equipe do Diário esteve no local e verificou que haviam cerca de 30 automóveis estacionados e que a irregularidade é recorrente.

A estudante Priscila de Almeida Júnior, 16 anos, passa todos os dias pela região para ir até a escola. Para voltar para casa, ela pega um ônibus que passa em um ponto da avenida. Ela afirmou que o jeito que os motoristas entram ou saem da cima da calçada confunde muitos pedestres. “A gente nem vê quando dão ré. Muitas vezes dá até medo, porque pode ser uma pessoa que vai te assaltar. A gente vem andando na calçada e eles não se importam com o jeito que saem, sequer olham para nós”, reclamou.

“Acho que os motoristas acabam parando aqui porque não tem muito lugar para estacionar no entorno. Sei de pessoas que paravam em ruas próximas e estavam sendo assaltadas”, afirmou a estudante Jennifer Reis, 20.

O único comércio que fica no lado da via em que as infrações acontecem é uma banca de jornal. O proprietário Mário de Souza Júnior, 42, afirmou que desde que está lá, há um ano, os motoristas param ali. “Sei que já tentaram tirar, mas nada acontece. Os carros do trânsito passam, chegam a parar aqui, mas não falam com ninguém.”

O empresário Sérgio Silvestre Siqueira, 32, parava no local com a sua motocicleta ontem à tarde. Ele afirmou que, como vai a uma agência bancária na rua, sempre estaciona lá e nunca foi abordado pela fiscalização. “É muito difícil conseguir vaga e acho que, pela largura da calçada, não atrapalha os pedestres. Mas acredito que eles tem razão em se sentir ameaçados, pois o espaço é deles. Se me mandarem não estacionar, vou seguir a regra”, contou.

A Prefeitura de São Bernardo informou, por meio da Secretaria de Transportes e Vias Públicas, que a área na Avenida Senador Vergueiro utilizada como estacionamento é particular e o passeio público em questão, que segue padrão internacional de acessibilidade, está livre.

Conforme a administração, a calçada é composta por piso tátil em ambos os lados (amarelo) e no centro o espaço livre de concreto vassorado. O Departamento de Engenharia de Tráfego afirmou que realiza fiscalizações periódicas no local e, quando são constatadas irregularidades, os veículos são autuados.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;