Graças à gentileza do pessoal de Tatuí, Memória estabeleceu um contato...
Graças à gentileza do pessoal de Tatuí, Memória estabeleceu um contato com a mais que centenária Casa Publicadora Brasileira. Os antigos lembram bem das suas instalações, no início da Avenida Pereira Barreto. Há 30 anos a Publicadora deixou Santo André. Mudou o endereço, ficou a saudade, mas a filosofia desta organização voltada à religiosidade é a mesma, buscando o bem, valorizando o próximo. Alicerçada na palavra de Deus.
Editora adventista completa 115 anos
Texto: Marcos De Benedicto (*)
Num País em que quase a metade das empresas não passa do terceiro ano de vida, segundo o IBGE, a Casa Publicadora Brasileira é uma honrosa exceção. Ela chega aos 115 anos com vigor e ampliando os investimentos. Apesar da crise, acabou de adquirir novos equipamentos.
Fundada em 1900, a editora está localizada hoje no município de Tatuí (São Paulo), mas entre 1907 e 1985 sua casa foi em Santo André. Quando as primeiras máquinas foram transferidas de Taquari (Rio Grande do Sul) para São Paulo, o local ainda se chamava Estação de São Bernardo.
De acordo com José Carlos de Lima, diretor-geral, o período passado em Santo André foi de grande progresso. No entanto, o crescimento fez com que a editora, que publica as revistas Vida e Saúde e Nosso Amiguinho, entre centenas de títulos nas áreas educacional, religiosa e de Saúde, buscasse um espaço mais amplo.
Na atualidade, a empresa tem 618 funcionários, incluindo um dinâmico corpo editorial. Durante muitos anos, o jornalista Rubens Lessa foi o chefe de redação. Com a aposentadoria dele, em maio do ano passado, o setor passou a ser liderado por nós, que atuamos na editora há 28 anos.
(*) Marcos De Benedicto é o redator-chefe atual da Casa Publicadora Brasileira
Diário há 30 anos
Terça-feira, 17 de setembro de 1985 – ano 28, nº 5931
Manchete – Santo André ganha com negativa de Santo Amaro. Plebiscito realizado no bairro paulistano deu a vitória ao não, contrário à criação do município. No caso de Santo André, era o 2º Subdistrito de Utinga que pleiteava a sua autonomia, em campanha em pleno desenvolvimento.
Grande ABC – Anunciada a substituição das redes de oleoduto no trecho entre Utinga e Santos, dutos estes construídos há mais de 30 anos.
Santo André – Polícia Militar realiza a 3ª Campanha Educativa do Trânsito.
Mauá – Suzi Valentina Gonçalves eleita a Rainha da Primavera do Independente FC; Milene Bruno dos Santos classificou-se como primeira princesa e Regina Freire como segunda princesa.
Primeira Divisão – Domingo, no Estádio Municipal de Mauá: Santo André 1, Guarani 1.
Polícia – Duas irmãs assassinadas na Billings.
Em 17 de setembro de...
1915 – A empresa cinematográfica de Vicente Arnaldi, instalada no Teatro Carlos Gomes, anuncia um espetáculo em benefício do Hospital de Santo André – a Santa Casa, hoje Hospital Municipal.
- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Na Galícia, os russos continuam a progredir; a iminência da entrada do Romênia na guerra’.
“Ainda está longe o fim desta guerra. Não há um só entre nós que não esteja convencido de que a partida é difícil e com certeza longa” (E. Bertarelli, em O Estado de S. Paulo, 16-9-1915).
1935 – Fundada a Indústria Paulista de Porcelana Argilex, em São Caetano.
Aberto na Contabilidade da Prefeitura de São Bernardo um crédito de 10 contos de réis para compra de material para a ampliação da rede de água e esgotos, lubrificantes e outros serviços da estação elevatória de águas do Guarará, em Santo André.
1950 – Presidente Getúlio Vargas visita São Caetano.
1965 – Villares, de São Bernardo, entrega à Petrobras o primeiro motor diesel marítimo de propulsão, BGW, de 154 toneladas.
Hoje
- Dia do Transportador Rodoviário de Carga
- Dia da Compreensão Mundial
Município Paulista
Hoje é o aniversário de Pompéia, elevado a distrito de paz em 17-9-1928. É município desde 1939, quando se emancipou de Marília. O nome homenageia Aretuza Pompéia, mulher do senador Rodolfo Miranda.
Aramaçan, ano 85
1930 – 2015
Da galeria do Clube Atlético Aramaçan, o troféu outorgado à dupla mista vice-campeã de bocha, Fátima e Elson. Ano: 1992.
Santos do Dia
Na estampa, São Roberto Belarmino (Montepulciano 1542 – Roma 1621).
Cardeal e arcebispo de Cápua. Teólogo oficial e doutor da Igreja. Da sua obra: Controvérsias, onde expõe de maneira monumental a doutrina católica.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza
- Hildegarda de Bingen
- Colomba
- Zygmunt Felinski
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.