Setecidades Titulo
Morador da Billings vai ter programa de educaçao ambiental
Andrea Catao Maziero
Da Redaçao
21/10/2000 | 19:54
Compartilhar notícia


  Desenvolver um trabalho de educaçao e conscientizaçao ambiental com a comunidade que vive nas proximidades do reservatório do Rio Grande, na Represa Billings, em Sao Bernardo, é o objetivo do programa Meu Meio Ambiente: A Voz que Clama da Represa, que será implementado até o fim do ano pela ONG (Organizaçao Nao Governamental) Humanitas Germinare em parceria com a empresa Villa Brasil, que trabalha com produtos náuticos. As açoes visam realizar junto à populaçao que reside nesses locais um trabalho que o Poder Público municipal faz em parte.

O lançamento do programa será marcado por um grande evento que vai acontecer em um fim de semana. A data ainda nao foi confirmada, mas deve ocorrer entre os dias 25 e 26 de novembro ou dias 2 e 3 de dezembro. A açao da parceria terá início com moradores do Parque Estoril, mas vai se estender aos moradores dos demais bairros próximos à represa.

Há três meses, um grupo composto por 40 pessoas passa por treinamento. Eles serao os agentes ambientais que, voluntariamente, desenvolverao o trabalho junto à comunidade. "Nosso objetivo é trazer qualidade de vida para quem mora próximo à represa. Vamos abordar as famílias e distribuir material educativo, além de realizar oficinas com crianças e adolescentes", disse o administrador Ronaldo Antônio Gonzales, 31 anos, diretor-presidente da Humanitas Germinare.

O programa, segundo ele, nao vai se restringir a um fim de semana, mas será um trabalho a ser desenvolvido em longo prazo. "O ideal do projeto é envolver a comunidade de tal maneira que ela sinta necessidade de também se tornar um agente ambiental e de multiplicar as informaçoes recebidas", afirmou.

O advogado Marcelo Ernesto Setti, 33 anos, diretor da Villa Brasil, disse ser essa a missao do programa. É basicamente promover a formaçao de agentes ambientais na própria comunidade para conservaçao dos recursos naturais e prevençao da poluiçao.   "Queremos dar condiçoes à populaçao local para que saiba ainda como interceder junto à Prefeitura para viver com mais qualidade. Como a ocupaçao dessas áreas é antiga, a idéia é que a comunidade possa reivindicar que a canalizaçao do esgoto seja feita de forma correta, pois hoje vai para a represa sem qualquer tratamento", disse Setti.

O lançamento do programa será marcado por um evento que terá a presença de ciclistas e motociclistas; caminhadas para catalogaçao de nascentes e coleta de lixo nas margens da represa; oficinas de ecologia para crianças entre 4 e 12 anos; e distribuiçao de mudas.

As pessoas interessadas em conhecer o programa, participar do evento ou mesmo se tornar um agente ambiental voluntário poderao entrar em contato com a Humanitas Germinare pelo telefone 4451-8709. O atendimento é feito de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h. A ONG fica na rua Gávea, 82, Vila Helena, em Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;