Setecidades Titulo Trânsito
Obra prejudica moradores do Riacho
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
01/11/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


Moradores do Riacho Grande, em São Bernardo, têm enfrentado dificuldades para chegar ao Centro e à Capital pela Via Anchieta nos horários de pico. A saída do bairro está prejudicada desde o dia 24 por conta da interdição da faixa da direita da pista Norte, no Km 28, em função das obras de alargamento da ponte sobre a Represa Billings.

A estimativa da concessionária Ecovias é de que os serviços sejam concluídos no início de dezembro. A partir do dia 12, a empresa diz que a faixa ficará interditada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.

O horário mais crítico para acessar a via é de manhã, por volta das 7h. Motoristas que fazem o trajeto diariamente relatam que chegam a demorar cerca de meia hora para passar pelo trecho interditado. A distância percorrida é inferior a um quilômetro.

"Além do congestionamento na rodovia, o fluxo de veículos fica parado aqui dentro do bairro. Não conseguimos nos deslocar direito nem nas ruas de trânsito local", protesta o supervisor de dutos Ananias Pereira Batista, 53 anos.

O advogado Ivar José de Souza, coordenador do Fórum de Moradores do Riacho Grande, conta que, após o início dos trabalhos, teve de antecipar o horário de saída para levar a filha à escola, no Centro. "Eu saía de casa às 6h30, mas comecei a sair às 6h para conseguir chegar. Isso aqui está um caos."

Para Ivar, a Ecovias está com "dificuldades operacionais" para executar as intervenções sem prejudicar o tráfego local. "Eles deveriam avaliar melhor o impacto disso", cobra. A concessionária informa que, para amenizar os transtornos, abriu desvio de aproximadamente 300 metros na pista central, o que a torna mão dupla provisoriamente. "O desvio inicia no trecho anterior à ponte sobre a Represa Billings, no Km 29, e segue até o acesso à marginal Norte da rodovia", acrescenta a empresa.

A Ecovias informa também que a alternativa é montada todos os dias da semana, das 8h às 18h, mas que o desvio não é feito durante a noite por conta do risco à segurança dos motoristas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;