Cultura & Lazer Titulo
Sussurros ao pé do ouvido
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
03/05/2009 | 07:47
Compartilhar notícia


Sussurros poéticos ao pé do ouvido não são apenas metáforas de romances banais. Podem se transformar em bem-vindas intervenções urbanas. É o que mostra a companhia francesa de teatro de rua Les Souffleurs, que desembarcou para apresentar a turnê Comandos Poéticos no Brasil pelo projeto França.Br 2009. Depois de participar da Virada Cultural na Capital, o grupo chega à região amanhã e terça-feira.

A intervenção que ocorreria nesta madrugada foi nomeada La Confidence des Oiseaux de Passage (ou A Confidência dos Pássaros Viajantes). Hoje, fazem outra intervenção, Aparição/Desaparecimento, que sai da frente do Teatro Municipal, na Praça Ramos de Azevedo, às 14h, e percorrer diversos pontos do Centro velho da Capital até as 18h. Recitarão poesias e pensamentos de artistas brasileiros. Seguindo a praxe do grupo, que se adapta ao idioma do público para o qual se apresenta, as abordagens são em português.

Amanhã, os artistas ocupam a Praça Cardeal Arco Verde, em São Caetano. Na terça-feira, estarão na Praça 22 de Novembro, em Mauá. A ação no Grande ABC é uma parceria das prefeituras com o Sesc.

Numa tradução livre, o nome da trupe significa "sopradores". A grosso modo, é isso mesmo que fazem. O principal objeto cênico é uma espécie de tubo comprido e oco (o rossignol). Com dele, alcançam os ouvidos dos passantes, ainda que de longe, com frases extraídas da filosofia e de diversos movimentos literários.

O atrevimento só não é maior do que a beleza das palavras que a trupe elege para se comunicar com o público. Afinal, o objetivo é oferecer um pouco de suavidade ao corre-corre habitual das grandes cidades.

A intenção, diz apresentação no website da trupe, é irromper nos espaços urbanos para tentar fazer com que as pessoas desacelerem o ritmo imposto pela modernidade. "A humanidade se reproduz da boca ao ouvido", diz trecho em destaque. O ponto de partida das performances foi o Manifeste du Chuchotemen (ou manifesto do sussurro), escrito em janeiro de 2001 por Olivier Comte, hoje diretor artístico dos Souffleurs.

Comandos Poéticos, com a Cia Les Souffleurs. São Paulo: hoje, às 14h, saída da Praça Ramos de Azevedo em direção a outros pontos do Centro. São Caetano: amanhã, a partir das 13h, na Praça Cardeal Arco Verde. Mauá: terça-feira, 15h, na Praça 22 de Novembro. Classificação livre para todos os públicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;