Setecidades Titulo
Diadema vai revitalizar o Bairro Piraporinha
Ana Macchi
Do Diário do Grande ABC
13/08/2003 | 22:24
Compartilhar notícia


A Secretaria de Obras de Diadema inicia na segunda quinzena deste mês a segunda etapa do projeto de revitalização de centros de bairros da cidade, o Diadema Mudando de Cara. O trabalho irá se concentrar no Piraporinha, com população aproximada de 21 mil, e vai exigir gastos da ordem de R$ 350 mil só no bairro.

As obras pretendem deixar o Centro do Piraporinha com padrão semelhante aos centros dos bairros Jardim Campanário, Jardim Inamar, Serraria e Vila Nogueira, já reformulados. A previsão é que o paisagismo, a adequação das calçadas, os canteiros e a reforma da praça fiquem prontos em dezembro. Depois, o projeto passará a ser implementado no Eldorado e no Jardim Canhema.

O Centro do Piraporinha, porém, é o que mais vai exigir investimentos da Prefeitura. A que mais deverá chamar a atenção da população será a revitalização da praça Bom Jesus de Piraporinha. “Neste local, vamos trocar o gramado, o piso, os canteiros e melhorar a iluminação”, disse o diretor de Obras, Alexandre Lopes Parrado.

Já avenidas importantes – como a Piraporinha, Castelo Branco e Casa Grande – receberão nova sinalização, asfalto e adaptação de calçadas para acesso de deficientes. O reforço na iluminação também é ponto forte do projeto para trazer segurança às vias.

Parrado afirmou que o Mudando de Cara deverá se estender por toda atual gestão. Até agora, a secretaria já concluiu obras em outros quatro bairros entre 2002 e janeiro de 2003.

Mudança – Para esta nova fase, a Prefeitura optou por contratar uma outra empresa para executar o serviço – a GHR Construtora, responsável pela primeira etapa, atrasou a entrega das obras nos quatro bairros e foi multada pela Prefeitura. Em setembro do ano passado, o Diário publicou reportagem denunciando a paralisação do projeto e a existência de trechos de calçadas destruídos antes mesmo de serem oficialmente entregues.

A revitalização da área central do Piraporinha poderá ser ampliada para ruas mais afastadas. Nesses locais, a diretoria irá providenciar recapeamento de avenidas que estejam em más condições de uso. Para Parrado, o fato de se investir em revitalização não significa que a cidade esteja deteriorada. “Todos os bairros vão ser atendidos no cronograma. O custo gira em torno de R$ 200 mil por área e as mudanças vão deixar a cidade mais bonita”, disse.

A revitalização dos centros dos bairros da cidade começou em junho de 2002. A idéia inicial era trabalhar as áreas ao mesmo tempo, porém os atrasos e problemas de paralisação obrigaram a administração a trabalhar em um local por vez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;