Setecidades Titulo
Começa festa para N.Sra.do Pilar em Ribeirao
Andrea Catao Maziero
Da Redaçao
29/04/1999 | 19:56
Compartilhar notícia


Começa nesta sexta a 63ª ediçao da Festa do Pilar em Ribeirao Pires. O mais importante e tradicional evento da cidade espera ser prestigiado por 100 mil pessoas ao longo de seis dias. O ponto alto do culto religioso é a procissao que acontece no sábado e inclui a missa campal celebrada pelo cardeal emérito de Sao Paulo, dom Paulo Evaristo Arns.

Os arredores da Capela do Pilar, construçao datada de 1714, serao o palco para o grande evento. Os preparativos estavam sendo finalizados na manha desta quinta, com a construçao de 60 barracas, palco para shows e do parque de diversoes.

O aposentado Cícero Sebastiao dos Santos, 57 anos, mora em Mauá e participa da festa há mais de 30 anos. Há três, ele comercializa no local lanches de pernil. Santos conta que sempre acompanhava a procissao e assistia à missa, juntamente com sua mulher. "Sempre fui devoto de Nossa Senhora. Hoje, como forma de aumentar a renda, venho para trabalhar, mas sempre dá para escutar a missa que acontece na capela e ver os fiéis em procissao", disse.

A comerciante Estelina Cândida da Silva, 50, que há 20 anos deixa a cidade onde mora, Suzano, para comercializar lanches na festa, conta que, nas primeiras vezes em que participou, todo o aparato comercial nao existia. "As barracas eram bem pequenas. Tinha, inclusive, um senhor bem velhinho que vinha até aqui vender pipocas em um carrinho de mao. Era, na verdade, uma quermesse. Os shows também eram feitos em um palco improvisado e aconteciam apresentaçoes de grupos de congadas e catira."

O aposentado Braz Soares Ferreira, 62, lembra com saudades dos bons tempos. "Vários cantores caipiras passaram por aqui, como Pedro Bento e Zé da Estrada, Tonico e Tinoco e Nhá Balbina. Da velha guarda, a única que vai participar este ano da festa é Inezita Barroso. A Festa do Pilar de hoje é grandiosa demais, mas é apenas sombra daquela que acontecia no passado", contou.

A Festa do Pilar atrai pessoas nao só da regiao, mas de toda a Grande Sao Paulo. Grupos de fiéis do interior paulista e do litoral também participam.

Este ano, os shows musicais tentarao resgatar um pouco das antigas festas religiosas, trazendo o folclore brasileiro, com apresentaçoes de grupos de catira e congada, além dos artistas que mostram a música de raiz. A festa também traz barracas de artesanato e de comida caseira, além de atividades circenses e culturais.

A Festa do Pilar acontece sexta, sábado e domingo e nos próximos dias 7, 8 e 9 de maio. A Igreja de Nossa Senhora do Pilar fica na estrada do Pilar, s/nº, Pilar Velho.

Tradiçao - Tudo começou no dia 1º de maio de 1936, quando José Obeda, morador de Santo André, descobriu a Capela do Pilar e passou a visitá-la anualmente, como forma de pagar uma promessa. Com o passar dos anos, muitos romeiros se juntaram a Obeda, dando continuidade à tradiçao, que já dura 63 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;