Setecidades Titulo
Católicos lotam igrejas para celebrar morte e ressurreição de Cristo
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
11/04/2009 | 07:54
Compartilhar notícia


Milhares de católicos participaram sexta-feira de celebrações por toda a região para lembrar a Sexta-feira da Paixão, que remete à via-sacra de Jesus Cristo. Segundo os fiéis, a data representa a purificação dos pecados e a salvação por meio da ressurreição de Cristo.

Às 15h - que é considerado o horário da morte de Cristo - foi realizada, em todas as paróquias, a celebração ou adoração da Cruz, em referência ao martírio de Jesus ao morrer crucificado.

O ponto alto da Semana Santa, que é a procissão do Senhor morto, também reuniu milhares de pessoas na noite de ontem. Em São Bernardo, na Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, antes de seguir em procissão, os fiéis lotaram o pátio da igreja para acompanhar a encenação da morte de Cristo.

Na Paróquia Senhor do Bonfim, em Santo André, as pessoas seguiram em procissão pelas ruas do bairro. Mesmo com dificuldades para se locomover, a aposentada Maria José Silva, 64 anos, fez questão de participar da cerimônia que celebra a morte de Jesus Cristo. "É o principal dia da vida do católico. Temos de fazer esforço e ser perseverante."

Há dois anos, a química Elvira Bizarro, 39, frequenta a paróquia e participa das procissões. "Para mim é a festa mais importante do católico. Até mais que o Natal, quando Cristo nasceu."

Desde o início da Quaresma - na Quarta-feira de Cinzas - até sexta-feira, as igrejas passaram pelo período de maior sobriedade do calendário litúrgico. Neste sábado acontece a Vigília Pascal, que tradicionalmente vai do pôr-do-sol até o nascer do sol de domingo. Nela, os católicos ficam em estado de alerta à espera da ressurreição de Jesus Cristo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;