Cultura & Lazer Titulo Mapa Cultural
Projeção para as artes visuais
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
01/11/2011 | 07:30
Compartilhar notícia
Divulgação


Depois de participarem do "39º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto", em Santo André, as artistas plásticas Cristina Suzuki, Angela Camata e Mireille Lerner representam o município no projeto "Mapa Cultural Paulista".

A iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, criada em 1995, tem como proposta mapear expressões artísticas de São Paulo em sete linguagens (artes visuais, canto coral, dança, música instrumental, literatura, teatro e vídeo) e promover o intercâmbio cultural no Estado.

Já selecionadas na fase municipal, as artistas andreenses seguem para a etapa regional, que prevê exposição entre domingo e terça-feira, na Secretaria de Educação de Cotia, com presença de jurados.

Cristina Suzuki concorre com duas obras de produção recente. São os objetos "Clichê de Loira" e "Clichê de Deus" que pertencem à série "Novos e Velhos Clichês da Era Contemporânea". "Burra é clichê de loira por conta de música enquanto fiel é chavão usado por religiosos, que virou máxima para designar a entidade", diz.

A proposta da artista é repensar diferentes jargões a partir da influência que exercem sobre o comportamento humano. Para Cristina, os clichês vão além das frases prontas: determinam estereótipos e ações que se perpetuam.

Já Angela Camata apresenta duas fotografias produzidas em 2010, que compõem uma obra. Ela integra a série "Alguns Gramas de Ar". Mireille Lerner, por sua vez, exibe três xilogravuras, intituladas "Dilminha", "Tereza" e "Madalena". Criadas a partir de prendedores de roupa, todas as produções pertencem à série "Pregadores e Pregadoras".

Os artistas plásticos que forem selecionados na etapa regional participarão de mostra estadual, a ser realizada na Capital, no primeiro semestre de 2012. Os premiados terão obras em circulação pelo Estado por meio de antologias, catálogos e DVDs.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;