Setecidades Titulo Vila Tereza
Moradores da Vila Tereza querem fim de festas universitárias em praça
Yago Delbuoni
especial para o Diário
15/07/2015 | 07:07
Compartilhar notícia


Moradores da Vila Tereza, em São Bernardo, reclamam de festas promovidas por alunos da UFABC (Universidade Federal do ABC) na Praça Cruzeiro do Sul, à noite e durante a semana. Segundo quem vive ali, além do barulho, o encontro resulta em sujeira e destruição na área verde.

O corretor de imóveis Leonildo Ferreira Valim, 60 anos, vive desde 1992 no local e reclama das festas. “Moramos aqui. Eles (alunos) não têm compromisso com o bairro, com o município. São forasteiros que vieram para bagunçar e atrapalhar os vizinhos.”

Valim disse que não se sente seguro. “Quando cheguei aqui era uma beleza. Agora, a faculdade estragou o bairro.”

O corretor de imóveis citou que a universidade descumpriu o projeto original. “Há um portão aberto na Rua Arcturus que deveria ficar fechado. Prometeram e não cumpriram.”

Um morador que está ali desde 1977 e não quis se identificar contou que alguns vizinhos colocaram a casa à venda. “A rua é residencial e, portanto, deve ser preservado o sossego. Eles vêm aqui, fazem bagunça. Luto muito para que o lugar volte a ter paz.”

O administrador Daniel Varela, 57, disse que o filho de 18 anos é aluno da UFABC e chamou a polícia para conter os colegas. “Ele precisava estudar e não conseguia. As festas de algumas repúblicas começam às 23h e vão até as 5. É um barulho insuportável.”

Questionado sobre o que a praça representa para ele, Varela falou: “Foi aqui que criei meus filhos. Agora é ponto de consumo de drogas e álcool.”

Procurada, a UFABC informou não ter conhecimento dos problemas, mas disse não aprovar atos que prejudiquem a boa relação entre as pessoas e comprometam o bem-estar de seus vizinhos. A instituição destacou estar à disposição da comunidade para o diálogo e a resolução dos problemas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;