Setecidades Titulo
Apenas 'malhar' não traz resultados
Andrea Catão Maziero
Do Diário do Grande ABC
15/06/2002 | 16:49
Compartilhar notícia


Apenas quando o verão se aproxima é que se vê uma corrida às academias de ginástica em busca de um corpo perfeito, como se um físico malhado pudesse ser conquistado em questão de dias. Na verdade, quem se antecipa é que tem todas as chances de encarar a praia ou a piscina sem constrangimentos, até porque treinadores afirmam que os resultados começam a aparecer, no mínimo, em três meses. Para isso, porém, deve-se somar a prática de exercícios a uma alimentação balanceada. Caso contrário, são poucas as chances de sucesso.

A musculação ainda é o melhor caminho para aqueles que desejam mudar o corpo. É que os exercícios com carga (peso) enrijecem e definem a musculatura. No entanto, a prática isolada não faz milagres para quem está acima do peso. Embora queime calorias (energia), quem está nessa situação deve conciliar a musculação com exercícios aeróbios.

O ideal é combinar os dois, sem esquecer, porém, que a alimentação é essencial para mudar o corpo. Segundo o personal trainer Frank de Mello, que também é instrutor na Splash Sports, em Mauá, não adianta malhar todos os dias sem mudar hábitos alimentares.

“Não é novidade que doces, frituras, refrigerantes e bebidas alcoólicas são coisas proibidas. Essa é a primeira orientação para quem pretende trabalhar o corpo. Sem mudar a alimentação, os resultados serão poucos significativos.” Mas não se deve confundir esse grupo “proibido” com carboidratos e proteínas. Afinal, os dois últimos é que vão dar energia para o corpo, funcionarão como combustíveis.

O também personal trainer Valdinei Ferreira, de Santo André, disse que, ao montar o cardápio, deve-se dar preferência aos carboidratos complexos (pães e massas integrais), ao invés dos simples, como o pão francês. É que os da última categoria transformam-se em açúcar e alimentam as células de gordura, enquanto os complexos se transformam em energia.

Definida a dieta, passa-se para a atividade física. Os dois profissionais concordam que, antes de mais nada, deve-se fazer uma avaliação física, realizando testes de capacidade aeróbia e o que determina a força dos membros superiores, inferiores e abdômen. Também é necessário determinar a composição corporal (peso, altura, circunferências e porcentagem de gordura). Feito isso, monta-se o treinamento de acordo com a capacidade física de cada um.

Perder peso é possível com exercícios aeróbios, seja na esteira, bicicleta ou caminhada. Mas Ferreira explica que, para quem está no início, o melhor é fazê-los em esteira ou ergométrica com velocímetro. “Para controlar o ritmo.” Ao aliar os exercícios aeróbios à musculação – que trabalha um músculo por vez –, mais rápido começam a aparecer os resultados. Mello disse que a vantagem da musculação é dar ao corpo, em menos tempo, aspecto atlético para quem pratica.

A regularidade é definida de acordo com o tempo e disposição individuais. Mesmo os iniciantes podem fazer exercícios todos os dias. Mas, para quem não encontra tempo, três vezes por semana já é o suficiente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;