Setecidades Titulo
Extinçao da Rede Ferroviária encerra privatizaçao
Danilo Angrimani
Da Redaçao
19/02/2000 | 16:25
Compartilhar notícia


A decisao de extinguir a Rede Ferroviária Federal foi tomada em uma reuniao de acionistas, realizada em 17 de dezembro passado. A extinçao é o fim da linha do processo de privatizaçao, que teve início em 1992, quando a RFFSA foi incluída no Programa Nacional de Desestatizaçao.

Na assembléia de acionistas foram eliminados os cargos de presidente, diretores e membros dos Conselhos Fiscal e de Administraçao da RFFSA. Anália Francisca Ferreira Martins foi nomeada liqüidante.

A decisao dos acionistas baseou-se no decreto 3.277/99, que trata da dissoluçao, liqüidaçao e, finalmente, da extinçao da RFFSA. A venda dos imóveis deve ser feita em um prazo de 180 dias, passível de ser prorrogado. A liqüidante espera concluir o prazo até o fim do ano.

A partir da assembléia, realizada em dezembro, a Rede Ferroviária Federal entrou em processo de liqüidaçao. Todos os 30 mil imóveis pertencentes à Rede estao sendo vendidos. No Grande ABC, há uma série de terrenos e prédios que pertencem à Rede. Inclusive uma vila inteira: Paranapiacaba.

Desde que foi criada em 1957, a RFFSA prestou serviços a 19 Estados do país, operando uma malha ferroviária que compreendia 22 mil quilômetros de linhas. Com a privatizaçao, iniciada há oito anos, a RFFSA foi segmentada e seus ramais foram comprados por várias empresas da iniciativa privada.

O destino de Paranapiacaba deve ter uma soluçao - no máximo - até dezembro.

Estilo - A Vila de Paranapiacaba foi erguida a partir de 1850 pela companhia inglesa SPR (Sao Paulo Railway), que administrou, até a década de 1950, o transporte de cargas e de passageiros na regiao Sudeste do Brasil.

A Vila é constituída de casas que têm o estilo arquitetônico encontrado nas cidades do interior da Inglaterra. Paranapiacaba fica em uma regiao serrana e tem um clima chuvoso. A neblina é uma presença quase constante, bem parecida com o fog que ainda hoje existe em cidades inglesas. Charmosas, feitas de madeira, com jardim ao redor, as moradias vêm atraindo a atençao de preservacionistas de todo o mundo.

Em 1987, Paranapiacaba foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico) do Estado de Sao Paulo. Em 1999, a World Monuments Fund incluiu a Vila numa lista dos 100 patrimônios históricos mais ameaçados da humanidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;