Setecidades Titulo
Alunos atribuem atraso no Enem ao trânsito carregado na região
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
06/12/2009 | 07:11
Compartilhar notícia


Mais de 100 alunos inscritos para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no campus São Bernardo da Uniban (Universidade Bandeirantes) chegaram atrasados e não conseguiram fazer a prova. Os portões foram fechados às 13h. Houve um princípio de tumulto e a Polícia Militar foi chamada.

Os candidatos reclamaram que o trânsito estava carregado na cidade e não houve tolerância de horário de entrada. Um grupo de alunos que se sentiu lesado, inscrito também na Faculdade Anchieta, Fundação Santo André, entre outras instituições, promete fazer passeata hoje com saída do Paço de São Bernardo, às 8h.

A estudante Nege Denise Matos, 18 anos, não conteve as lágrimas ao saber que desperdiçou a chance de entrar na UFABC (Universidade Federal do ABC), que selecionará os candidatos exclusivamente pelo Enem. "Vim do Centro de São Bernardo e estava tudo parado, cheguei às 13h10 (na Uniban). Fiz seis meses de cursinho e queria muito entrar na faculdade. Perdi a chance do ano", desabafa a estudante.

Regis Fernando Frefs, 26, também justifica o atraso ao trânsito, mas conta que antes de a prova ser cancelada, estava inscrito em uma escola bem próxima à sua residência. "É muita falta de organização. Perdi uma hora no trânsito e cheguei só dez minutos depois do horário."

Moradora do Parque Selecta, Thaís Gomes, 22, reclamou que o sistema de transporte coletivo não foi reforçado para atender à demanda dos estudantes. "Saí de casa às 10h e esperei o ônibus por uma hora", diz. Ela vai tentar uma vaga na Fasb (Faculdade São Bernardo) e prestou o Enem para tentar descontos nas mensalidades por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos).

A informação da coordenadoria local da Fundação Cesgranrio - responsável pela aplicação do exame - é de que os portões da Uniban foram fechados às 13h, mas na ocasião não havia nenhum aluno próximo do endereço, caso contrário eles não ficariam para fora.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) ligado ao MEC (Ministério da Educação) pediu que as reclamações dos candidatos sejam enviadas para o e-mail faleconosco@inep.gov.br. O instituto ainda não divulgou o índice de abstenção do primeiro dia do exame. Na região, estão inscritos 70.598 candidatos.

Gestante abandona o exame após bolsa amniótica estourar

Não foi só o atraso que impediu que os candidatos fizessem a prova, ontem, nos municípios do Grande ABC. Inscrita na Uniban, Poliana Maria Torres, 22 anos, grávida de nove meses, foi levada para a maternidade na viatura da Polícia Militar, cerca de uma hora depois que o exame havia iniciado.

Sua bolsa amniótica estourou e o bebê deu sinais de que não esperaria a mãe finalizar a prova. Poliana abandonou o exame e saiu da universidade de cadeira de rodas com a inscrição da avaliação nas mãos. "Não previa que isso pudesse acontecer, mas agora não tem jeito, tenho de correr", disse, com tranquilidade.

Poliana prestaria o Enem para disputar bolsas de estudos no ProUni que oferece até 100% de desconto nas mensalidades. O Inep informou que vai analisar a situação da estudante.

O Enem continua hoje com as provas de Linguagens e Códigos, Matemática e Redação. Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;