Esportes Titulo
Sao Paulo elimina o Corinthians e vai à final do Paulistao
Fernao Silveira
Do Diário OnLine
03/06/2000 | 21:40
Compartilhar notícia


O Sao Paulo precisava apenas de um empate, mas venceu o Corinthians por 2 x 0 na tarde deste sábado e passou à final do Campeonato Paulista. O jogo foi digno de uma semifinal entre times grandes: muitos ataques, nervosismo e entradas duras, com direito até a expulsao de dois corintianos. O segundo finalista sai neste domingo, do confronto entre Palmeiras e Santos.

As escalaçoes de certo modo surpreenderam. Pelo Sao Paulo, Rogério Pinheiro voltou à zaga depois de um longo tempo afastado por duas cirurgias no joelho; já o técnico Oswaldo Oliveira colocou o zagueiro Fábio Luciano como cabeça de área para substituir Vampeta, que está servindo a Seleçao no Peru.

Logo no começo do primeiro tempo, aos 4 minutos, o meia atacante Edu, autor dos gols sao-paulinos no jogo, recebeu um passe e invadiu a área em velocidade, mas prendeu demais a bola e acabou desarmado em um carrinho de Batata. Quatro minutos depois, o Corinthians deu o troco com Luizao. Ele recebeu um cruzamento de Daniel e cabeceou, sem marcaçao alguma, nas maos do goleiro Rogério Ceni.

O jogo seguia muito equilibrado e concentrado no meio-campo, mas com o Corinthians em leve vantagem. O Sao Paulo, por sua vez, encontrava muitos espaços na lateral esquerda corintiana, constantemente aberta diante da fraca marcaçao de Kléber. Apesar do oponente estar um pouco melhor, o Sao Paulo abriu o marcador aos 34, em um jogada bem trabalhada. Marcelinho roubou a bola no campo de defesa e ligou o contra-ataque com Evair na lateral direita. Bem marcado, o camisa 8 devolveu para Marcelinho no meio da área, que enxergou Fábio Aurélio livre na lateral esquerda e inverteu o jogo. O jovem lateral tricolor domina e cruzou curto, no primeiro pau, para a entrada de Edu, de peixinho, que desviou levemente do goleiro Maurício.

Com a vantagem no placar, o quadro virou. O Corinthians mostrou-se abalado pelo gol e no final da primeira etapa adiantou o que iria acontecer no fim do jogo: entradas violentas e desleais. Primeiro, Marcelinho Carioca entrou duro em Vágner; depois foi a vez de Kléber nao poupar Belletti.

No segundo tempo, o Corinthians voltou disposto a atacar e conseguir a vitória simples, que o levaria à final do Paulistao. Se o setor esquerdo alvinegro era uma verdadeira avenida para o Sao Paulo, as bolas aéreas eram o fraco do Tricolor. Aos 4 minutos, Daniel acertou outro bom cruzamento para Luizao, livre de novo, escolher o canto e cabecear na trave de Rogério Ceni, já vendido no lance.

O time do Parque Sao Jorge continuou na pressao e Luizao, de novo, quase empatou aos 18. Marcelinho Carioca acertou um belo lançamento nas costas dos zagueiros Edmílson e Rogério Pinheiro, que ficaram parados pedindo impedimento, e o camisa 9 corintiano bateu cruzado, rente à trave, para fora.

Aos 30 minutos, a jogada mais polêmica da partida: Daniel invadiu a área Tricolor em velocidade e foi derrubado por Fábio Aurélio. O juiz, próximo do lance, mandou o jogo seguir mesmo com as intensas reclamaçoes corintianas.

Com a proximidade do final do segundo tempo, o Corinthians se abriu ainda mais e quase chegou ao empate em um chute rente à trave de Ricardinho, que recebeu de Edílson na área e driblou meia defesa sao-paulina. Com o adversário atacando forte, o time do Morumbi pôde chegar ao segundo gol em um rápido contra-ataque de Marcelinho. Mas o meia pisou na bola e facilitou o desarme de Fábio Luciano.

Mas o 2x0 chegou, de contragolpe, aos 37. Marcelinho, de novo, puxou uma rápida ofensiva pelo meio e rolou para Sandro Hiroshi, que acabara de entrar no jogo, na direita. O atacante atravessou a área, driblou dois zagueiros e passou para Edu, que cortou mais um e chutou colocado no canto baixo de Maurício. A classificaçao à final estava garantida.

Com o jogo perdido e entrando na roda ao som de "olé" vindo das arquibancadas, o Corinthians perdeu a cabeça de vez e descambou para a violência. Primeiro, aos 41, Marcelinho Carioca entrou rasgando em Belletti (que acabou substituído por causa da jogada) e levou o segundo cartao amarelo no jogo - expulsao. Três minutos depois, Fábio Luciano foi fintado por Edu e fez falta violenta para parar o lance - outro cartao vermelho.

O Sao Paulo espera o adversário na final do Paulistao, que vai sair na manha deste domingo do segundo jogo entre Santos e Palmeiras, que tem a vantagem do empate. Caso o alviverde passe, pode ser a segunda decisao simultânea entre as duas equipes - o Verdao enfrenta o Sao Paulo nas quartas-de-finais da Copa do Brasil se superar o ABC-RN.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;