Economia Titulo
Taxa de desemprego aumenta nos EUA
Do Diário do Grande ABC
02/07/1999 | 18:35
Compartilhar notícia


A taxa de desemprego aumentou levemente - 0,1%, chegando a 4,3% em junho - porque muitas fábricas norte-americanas estao cortando postos de trabalho e, com isso, o total de desempregados desde a crise asiática atinge quase meio milhao de pessoas, informou nesta sexta o Departamento de Trabalho. Embora o índice de desemprego tenha subido apenas 0,1% no mês passado, a taxa há mais de um ano vem se mantendo nos níveis mais baixos de quase três décadas - a do mês de maio, de 4,2%, foi a mais baixa em 29 anos.

Apesar do ligeiro aumento do desemprego, a concentraçao de trabalhadores se acelerou em junho, alcançando um total de 268 mil novos postos de trabalho, criados em todos os setores da indústria, com exceçao da manufatureira e de mineraçao. Esse aumento de ofertas de emprego foi ligeiramente superior ao que tinha sido previsto pelos economistas, o que indica que o mercado de trabalho continua absorvendo mao de obra.

Em junho, o número de postos de trabalho no setor de manufaturados ficou reduzido em 35 mil vagas e, com isso, o número de funcionários demitidos ou em disponibilidade chega a 488 mil, desde março de 1998. A indústria manufatureira foi a mais atingida pela crise financeira asiática, sofrendo perda de importantes mercados de exportaçao e maior competitividade das importaçoes baratas.

A diminuiçao de postos de trabalho no setor de manufaturados foi geral, especialmente na indústria de aviaçao, fábricas de equipamentos elétricos e vestuário. Nesta última, segundo o Departamento de Trabalho, a oferta de emprego caiu 33% desde novembro de 1991.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;