Setecidades Titulo Mauá
Obras na UBS do Jardim Feital estão atrasadas em um ano e meio

Intervenções iniciaram em junho de 2013 e tinham previsão de 6 meses

Camila Galvez
11/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Obras para construção de sala e pintura da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Feital, em Mauá, estão atrasadas em um ano e meio e geram reclamação de moradores do bairro. Segundo o militar Marcelino Martins Dias, 30 anos, a intervenção começou em junho de 2013 e a previsão era terminar em dezembro do mesmo ano.

“A preocupação é que o estado da unidade de Saúde não está bom. Para onde foi a verba que pode resultar na melhoria da estrutura?”, disse.

Dias citou que a obra atual não atende à população do Feital. “Eles só vão aumentar em um cômodo e pintar a unidade. Isso não adianta. É preciso intervenção total no prédio e até aumentar o tamanho, uma vez que a unidade não supre a necessidade do bairro.”

O militar contou que a única justificativa apontada para a demora é um problema com a empreiteira. “No Facebook institucional do prefeito, ele menciona que houve problema com uma empresa, mas não diz o que aconteceu. Até perguntei se poderia ser feito um contrato emergencial, porém, responderam que não porque a verba é liberada no nome da empresa, teria que continuar com a mesma.”

Outro morador insatisfeito é o comerciante Edilson Nogueira, 47. “Aqui é igual obra de caridade: faz um pouquinho e para. Há rachaduras e o prédio está malconservado.”

O prefeito do município, Donisete Braga (PT), explicou que a administração municipal está reformando nove UBSs da cidade, porém, a unidade do Jardim Feital não foi incluída neste pacote. “Foi um equívoco”, reconheceu.

Donisete, no entanto, garantiu que vai realizar as obras, sem precisar prazos. “A unidade é importante por atender o corredor da Avenida Barão de Mauá, certamente vamos reformá-la também, assim como as demais.”

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, José de Souza Viana, também acredita que a UBS precisa de intervenção completa. “Vamos discutir com a secretaria a ampliação do prédio para atender a demanda da comunidade.”

Procurada, a Prefeitura de Mauá informou ter solicitado extensão do prazo de construção da Sala da Comunidade na unidade de Saúde. A previsão é concluir o anexo até o fim deste mês. O espaço é destinado para reuniões dos grupos de Saúde, como de hipertensão, diabetes e Saúde mental, além de encontros dos agentes comunitários.

O atraso aconteceu por problemas com a construtora, cujo contrato foi rompido. O nome da empresa não foi informado.

Já sobre a reforma geral na unidade, a Prefeitura aguardará abertura de edital de reforma de UBSs por parte do governo federal para apresentação de projeto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;