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Sozinha, nova Lions terá validade menor
Renan Fonseca
Do Diário do Grande ABC
12/08/2011 | 07:30
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A capacidade da nova Avenida Lions, em São Bernardo - que terá marginais e pistas rebaixadas, a um custo de R$ 25 milhões -, de atender à crescente frota de veículos da região será menor do que o esperado pela administração, caso as cidades vizinhas não tomem atitudes para melhorar o fluxo. Essa é a avaliação feita pelo engenheiro civil e professor de Transporte e Mobilidade Urbana da Universidade Federal do ABC Humberto Paiva Júnior.

O especialista vistoriou ontem o canteiro de obras e pôde acompanhar o congestionamento nas primeiras horas da manhã. Antes das 6h, a fila de carros avançava pela Lions desde a Avenida Prestes Maia, em Santo André. Os veículos desviavam dos trechos perfurados.

As máquinas que trabalham na obra ainda não estavam em operação. Mas o engenheiro conseguiu perceber o problema que há anos trava a avenida em horários de rush. "O trânsito fica retido por conta dos semáforos", avaliou. "Os sinais fecham juntos e os carros que estão sobre o viaduto (Rotary) se deslocam poucos metros."

Com o rebaixamento das pistas centrais, o trânsito será separado. Pelas marginais, vão trafegar os veículos em viagens internas pela cidade. O tráfego entre municípios vai ficar liberado pelas faixas em desnível, onde não serão instalados faróis. "O fluxo vai ficar segmentado. Isso é positivo, pois evita conflito entre os carros. O projeto vai resolver apenas o problema atual."

Avenida Senador Flaquer, Rua Brasil e outras pavimentações que cruzam a Lions vão ficar responsáveis por um número menor de carros. "A situação da Vergueiro quase não permite ampliação. Está repleta de grandes edifícios e desapropriações seriam desgastantes para a população local."

Mas como toda obra viária, a capacidade da Lions vai diminuir. Condutores vão evitar itinerários que passam por outros corredores para trafegar na nova avenida. Além disso, a frota do Grande ABC está aumentando. Até dezembro, o número de carros vai bater na casa de 1 milhão. A previsão da Prefeitura é de que as obras sejam concluídas em março.

Hoje, conforme dados do Departamento Nacional de Trânsito, na região existe cerca de 1,4 milhão de veículos de todos os tipos. "Enquanto a avenida rebaixada desafoga o trânsito atual, o poder público deve planejar ações e novas intervenções, que vão atender à demanda futura."

Júnior defendeu a adequação de um plano regional de mobilidade urbana. Isso significa que obras isoladas e desconexas podem não surtir efeito. "O Grande ABC não está desmembrado da metrópole paulista. As obras devem agilizar o trânsito entre as cidades e também para a Capital", pontuou.

O engenheiro se alarmou com o fato de a Avenida Prestes Maia, em Santo André, não ter nenhuma intervenção para desafogar o fluxo. "Isso vai prejudicar as obras da Lions. O engarrafamento de Santo André pode diminuir a capacidade viária da avenida", alertou.

Poluição

Mais carros nas ruas, mais emissão de gases poluentes. Mas existe uma maneira de minimizar o impacto ambiental causado pelo trânsito. "A poluição é menor em vias de alta velocidade. O problema está no engarrafamento", explicou o docente. "Acredito que a velocidade na Lions será bom e, enquanto o fluxo fluir, a emissão será baixa", acrescentou.

Rebaixamento da pista chega a outro trecho amanhã

A partir de amanhã, o sentido Santo André/Diadema na Avenida Lions, em São Bernardo, será desviado para as faixas marginais. A pista central será perfurada para o rebaixamento e a faixa marginal será liberada entre o Viaduto Rotary e a Rua Brasil. Ontem à tarde, os fiscais de trânsito começaram a distribuição de folhetos com rotas alternativas. Uma delas é a Avenida Lauro Gomes, que a partir do dia 5 será convertida em mão dupla.

Na segunda fase do projeto, que começa em outubro, haverá a interdição das pistas centrais da Lions no trecho da Rua Brasil até a Avenida Senador Vergueiro e liberado o tráfego para as marginais nesse mesmo trecho. Em seguida, será a vez dos cruzamentos da Rua Brasil com a Avenida Lions, que serão fechados em ambos os sentidos para a escavação das pistas centrais da via, com previsão para ser finalizada em dezembro.

As pistas centrais da Lions até a Rua 25 de Março e o cruzamento da Senador Vergueiro em ambos os sentidos serão interditadas a partir de 31 de outubro para a execução dos muros de contenção.




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