Cultura & Lazer Titulo
Santo André tem maratona de dança
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
03/08/2002 | 16:47
Compartilhar notícia


Domingo é dia de dança em Santo André: ao longo de sete horas, aproximadamente, o Teatro Municipal da cidade receberá quatro diferentes espetáculos, dos quais dois inéditos no local. A programação, que inclui os balés Cordel Encorpado, Louca, Ursa Maior e Quatro, começa às 11h30, e será gravada pela equipe do programa STV na Dança, da Rede Sesi/Senac de Televisão. A entrada é franca.

O primeiro espetáculo a ser exibido é Cordel Encorpado, criado e dirigido por Sérgio Rocha. O foco principal é o universo nordestino, e envolve tanto a literatura de cordel lembrada no título quanto os costumes, o humor e a religiosidade do povo.

De acordo com Rocha, o balé teve como ponto de partida o poema Quinguingu, de Carlos Cavalcanti. O título desse texto se refere a um pequeno pedaço de terra, suficiente apenas para que o lavrador garanta sua subsistência, e serve como base para discutir o problema da má distribuição de terra.

Mas a encenação está longe de ser panfletária, e tem músicas de Naná Vasconcelos, Mestre Ambrósio, Tom Zé, Banda Cabaçal e Cordel do Fogo Encantado.

A partir das 14h30, o público poderá conferir dois espetáculos inéditos na cidade, elaborados e exibidos pela coreógrafa Gilsamara Moura, de Araraquara. O primeiro é Louca, uma celebração aos 20 anos sem a cantora Elis Regina. “O louca do título não é colocado de modo pejorativo, mas se refere à loucura criativa de Elis”, afirma Gilsamara.

O espetáculo mistura dança e teatro para exibir passagens significativas da vida da cantora. “Utilizo, por exemplo, colares de contas de cristal, porque Elis afirmou em um documentário que adorava esses objetos e que tinha vários em casa. Quem acompanhou sua carreira, reconhecerá os detalhes”, diz.

O outro é Ursa Maior, que Gilsamara recentemente exibiu em Nuremberg, na Alemanha. O balé é resultado de um trabalho de mestrado e fruto de uma pesquisa desenvolvida desde 1996. A inspiração vem de Macunaíma, de Mário de Andrade, e do universo do autor. O espetáculo conta com música ao vivo de José Luiz Martinez.

Às 18h, haverá a última apresentação da temporada de Quatro, coreografia desenvolvida a partir de As Quatro Estações, de Vivaldi (1678-1741), e criada por quatro profissionais: Ismael Guiser, Luis Ferron, Marisa Ballarini e Pedro Costa.

O espetáculo mistura as linguagens da dança clássica e contemporânea para levar ao palco as sensações provocadas pelas estações do ano, isoladamente. Esta é a primeira montagem do Balé da Cidade de Santo André, que conta com 15 integrantes e é dirigida por Guiser.

De acordo com a Pipoca Cinema e Vídeo, responsável pelo programa STV na Dança, a previsão é de que Quatro será exibido no próximo mês e os demais, em outubro. Neste domingo, o público terá a oportunidade de interagir com as gravações, que começam também às 11h30.

Dança – Neste domingo, às 11h30, Cordel Encorpado, com a Cia. Repentistas do Corpo; às 14h30, Louca e Ursa Maior, com Gilsamara Moura; e, às 18h, Quatro, Balé da Cidade de Santo André. No Teatro Municipal de Santo André – Paço Municipal, s/nº. Tel.: 4433-0789. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;