Setecidades Titulo Religião
Diocese conhece novo bispo

Dom Pedro Carlos Cipollini, 63 anos, substituirá
Dom Nelson Westrupp, 75; posse será dia 26 de julho

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
28/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Elza Lazarini/Divulgação


Dom Pedro Carlos Cipollini, 63 anos, será o quinto bispo à frente da Diocese de Santo André, responsável pelo Grande ABC. Ele foi nomeado pelo papa Francisco ontem para substituir dom Nelson Westrupp, 75, administrador apostólico da região desde 2003. A posse do novo líder será realizada no dia 26 de julho, às 16h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro.

Natural de Caconde, no interior do Estado, dom Pedro lidera a diocese de Amparo desde 2010. O novo bispo diocesano de Santo André fará sua segunda visita à região na segunda-feira. “Estive apenas uma vez em Santo André, em 1977, em ocasião da visita do frei Damião à Igreja do Bonfim (Parque das Nações), época em que era estudante de Teologia”, lembra ele, que se diz surpreso com a nomeação. “A gente acaba sofrendo, porque se criam muitos laços e se tem muitos projetos. Mas somos missionários de Jesus e creio que também serei bem recebido em Santo André.”

Apesar das diferenças entre as duas regiões, tendo em vista o caráter interiorano da Diocese de Amparo, responsável por 11 municípios em área de 2.025 km², dom Pedro acredita que alguns projetos liderados por ele podem ser reaproveitados. “Governo hoje por meio de colegiados e conselhos, que são presididos pelo bispo. Claro que tudo requer adaptação, mas seguimos as orientações dos bispos do Brasil”, observa.

Entre os planos destacados para serem postos em prática na nova diocese, o bispo elenca a importância de estar mais próximo do clero e também de executar plano pastoral. “Quero visitar os padres e também que sejamos uma pastoral de conjunto. Todos olhando para o mesmo objetivo, apesar das peculiaridades de cada paróquia”, diz.

Outro viés que terá destaque aos olhos de dom Pedro é a questão social. “Minha meta é, dentro do possível, estar perto do povo, visitar as áreas mais carentes. Como o próprio papa Francisco diz, a Igreja tem de ser atenciosa com os pobres. O bispo tem que ter atitude de servidor e eu gosto de visitar, estar no meio das pessoas”, revela.

Doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, na Itália, o novo bispo diocesano de Santo André também preside a Comissão Pastoral Episcopal para a Doutrina da Fé até 2018. Ele foi eleito na assembleia geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) em abril. “É uma responsabilidade grande, porém um trabalho que se deve desenvolver de forma colegiada, em conjunto com uma comissão. Isso facilita”, considera.

APOSENTADORIA

O catarinense dom Nelson Westrupp pediu renúncia de seu cargo ao papa Francisco após completar 75 anos, conforme prevê o Código de Direito Canônico, e se tornará bispo emérito. Desde que foi nomeado, o quarto bispo diocesano de Santo André, em 2003, sucedendo dom Décio Pereira, o líder religioso criou 11 paróquias, sendo que duas delas foram elevadas à santuário.

Além disso, dom Nelson ordenou 29 presbíteros diocesanos e 28 diáconos permanentes e comandou a construção do edifício sede da Mitra Diocesana, no Centro de Santo André, que foi inaugurado em 30 de novembro de 2012.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;