Setecidades Titulo
São Caetano planeja
circuito de ciclovias
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
30/08/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Caetano estuda criar um circuito cicloviário no município entre as avenidas Guido Aliberti, Goiás e Presidente Kennedy - via que já possui faixa exclusiva para bicicletas. Para tirar o projeto do papel, a administração pleiteia recursos junto aos governos do Estado e federal. Ainda não há prazo para que os projetos sejam avaliados.

A cidade também negocia com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos a construção de um bicicletário na estação ferroviária da cidade. Na região, apenas as paradas de Mauá e do Centro de Santo André possuem estacionamento para bicicletas.

A diretora de Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Cristina Baddini, explica que o projeto da construção de Veículo Leve Sobre Trilhos entre São Bernardo e a Estação Tamanduateí do Metrô, na Capital, contribuirá para facilitar a vida dos ciclitas. "O projeto prevê a implementação de ciclovia sobre os trilhos, na Avenida Guido Aliberti." Atualmente, a região possui apenas 6,2 quilômetros de corredores exclusivos, entre ciclovias e ciclofaixas. 

PARQUE LINEAR
No domingo, será inaugurado o parque linear na Avenida Tijucussu, no bairro Olímpico, onde funcionará ciclofaixa de quase dois quilômetros. O corredor, no entanto, só será reservado aos ciclistas nos fins de semana. Com investimento de R$ 4,8 milhões, o pacote de obras incluiu também mudanças no sistema viário no cruzamento com a Avenida Presidente Kennedy, além da colocação de pisos de mosaicos nos cruzamentos.

Para melhorar a fluidez de veículos na via, a Prefeitura eliminou, no fim do ano passado, a rotatória da Praça dos Imigrantes, em frente à Tijucussu. O motorista que está na avenida deve contornar a praça pela Rua Benedito Campói e, em seguida, voltar ao corredor.

A alteração na praça dividiu opiniões de moradores do entorno. Para o comerciante Severino de Piccoli, 72 anos, a mudança melhorou o trânsito na avenida. "Antigamente, nos horários de pico, o pessoal fazia fila aqui para conseguir fazer o retorno na rotatória. Agora, todo mundo é obrigado a ir direto", avalia.

Já o aposentado Joaquim Coelho, 73, critica a medida. "Agora tem que dar muita volta para vir da Tijucussu e atravessar a Kennedy. Isso toma muito tempo dos motoristas."

 

Prefeitura constrói lombofaixas ao redor de praça 

Desde a semana passada, o motorista que passa pela Avenida Presidente Kennedy, em São Caetano, é obrigado a reduzir a velocidade ao se aproximar das travessias de pedestres. Isso porque a Prefeitura construiu cinco lombofaixas ao redor da Praça dos Imigrantes. Nesses locais, o cruzamento é elevado na mesma altura da calçada. A Prefeitura informa que estuda colocar equipamentos semelhantes em outros pontos do município.

"Achei interessante, pois os carros têm de reduzir a velocidade, querendo ou não. Ficou mais fácil atravessar", elogia a auxiliar de escritório Deise Pereira da Silva, 24 anos. Para o aposentado José Neto, 62, a novidade ajuda a educar pedestres. "Não tem como não ver. Então, não há desculpa para atravessar em local proibido."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;