Setecidades Titulo
Novo teste genético descobre calvície
Tiago Dantas
Do Diário do Grande ABC
25/11/2009 | 08:06
Compartilhar notícia


Até o fim do ano, estará disponível no mercado brasileiro um teste genético para detectar a chance de uma pessoa ficar careca. A novidade foi apresentada na última Radesp (Reunião Anual dos Dermatologistas de São Paulo), realizada semana passada em São José do Rio Preto (no Interior).

Estima-se que o exame, criado pela empresa norte-americana HairDX, custará entre R$ 700 e R$ 800 e poderá ser feito no consultório do dermatologista. O médico usará uma espécie de cotonete para colher uma amostra da mucosa bucal do paciente, na parte interior da bochecha. O material será enviado para um laboratório nos Estados Unidos, que devolverá o resultado dentro de, no máximo, um mês.

O teste avalia o gene AR (sigla, em inglês, para receptor androgênico) presente no cromossomo sexual X - nos homens ele forma par com o cromossomo Y e nas mulheres é duplicado. Se o resultado desta análise for positiva para a chamada variante G, o homem tem 70% de chance de desenvolver a calvície. Nas mulheres, é checada a repetição nas bases da cadeia de DNA.

"O objetivo é ter um diagnóstico o mais breve possível para poder entrar com o tratamento", avalia o dermatologista Arthur Tykocinski, especialista em transplante capilar. "A calvície só se torna visível quando o paciente perdeu cerca de 50% do cabelo. E o tratamento só interrompe a queda. Por isso, o exame é tão importante."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;