Setecidades Titulo
Sto.André tem caso de dengue autóctone
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
20/03/2010 | 08:29
Compartilhar notícia


Santo André é o segundo município do Grande ABC a registrar caso de dengue autóctone (contraído na própria cidade). As vítimas são Paulo de Jesus Fantanesse, 49 anos, e sua mulher Alzira Pereira do Rosário, 42, moradores do bairro Casa Branca.

O casal contou que os sintomas (febre alta e dor no corpo) apareceram no dia 11 e no dia seguinte já procuraram o Hospital Christóvão da Gama. "Relatamos os sintomas e realizamos o hemograma, que não constatou nada. Pediram para que retornassemos nesta semana (quarta-feira) e deu positivo", diz Paulo.

O casal disse que não viajou neste ano e acredita que tenha sido picado onde mora, na Rua 24 de Fevereiro, ou no restaurante da família, na Avenida Artur de Queirós. Ambos os endereços ficam no bairro Casa Branca. "Do meu apartamento dá para ver um reservatório de água sem tampa em um imóvel vizinho. Na rua do restaurante, temos um posto de gasolina desativado e uma casa abandonada", explica Paulo.

O comerciante diz que o estado de saúde da sua mulher é pior. "Levei ela até outro hospital para confirmar o diagnóstico, porque está com manchas e ainda sente dor no corpo. Também deu positivo e recomendaram repouso", afirma.

A Prefeitura de Santo André informou em nota que foi notificada do caso ontem à tarde pelo hospital: "A ficha foi incluída no sistema Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) e encaminhada para o Centro de Controle de Zoonose a fim de desencadear as ações de bloqueio na região", informa o município.

PREOCUPAÇÃO - Moradores e comerciantes do bairro Casa Branca estão preocupados. "Há um mês a quantidade de mosquitos tem aumentado. Já levei várias picadas, e, por enquanto, não apareceu nenhum sintoma da dengue, mas o medo é grande", conta o estudante Carlos Eduardo Belarmino, 24, morador da Avenida Artur de Queirós. Para o comerciante Alberto Zanichelli Neto, 32, dono de um estacionamento na via, o motivo para tanto mosquito é o "descaso" da Prefeitura. "Não há vistoria para ver se residências abandonadas estão com água parada"

MUTIRÃO - Amanhã, das 9h às 17h, a Secretaria de Saúde de Santo André, realizará mutirão contra o mosquito da dengue, no Parque Novo Oratório. A ação conta com 92 funcionários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;