Setecidades Titulo
Falta até copo em PA que será reformado em Sto.André
Ana Macchi
Do Diário do Grande ABC
30/10/2003 | 22:41
Compartilhar notícia


Não existem materiais para higiene pessoal no PA (Pronto Atendimento) da Vila Luzita, de Santo André à disposição de pacientes que esperam por consultas no setor infantil. Usuários reclamam que o local – aberto 24h – não tinha nesta quinta-feira copos plásticos no suporte de bebedouro, papel higiênico, sabonete ou papel toalha, da sujeira e do forte odor de urina. A partir de sábado, o prédio entra em reformas.

Nesta quinta-feira, o Diário flagrou o problema apenas na recepção (a diretoria da unidade impediu a entrada da reportagem nos corredores internos). As paredes do prédio têm rachaduras, há vidros de janela quebrados e parte do teto pode desabar.

Parte dos problemas deverá ser contornada a partir de sábado com a reforma, que vai fechar o PA mas ainda não tem previsão de término. Durante as obras, todos funcionários e o atendimento serão transferidos para a unidade de saúde do Jardim Alvorada.

Nesta quinta-feira, o vigilante Lourival Soares da Silva, 29 anos, teve de pedir um copo descartável já usado para dar água à sua filha Evelyn, 1, que está com pneumonia. “É um absurdo ter de usar um copo sujo para dar água a uma criança doente. Isso sem falar no mau cheiro que vem do banheiro. Não dá para respirar lá dentro”, disse. Embora o PA estivesse vazio, ele e outras pessoas tiveram de esperar por até quatro horas para que seus filhos passassem em consulta.

Incomodada com a sujeira no chão e com a demora de atendimento, a doméstica Ana Lucia Mesquita, 37 anos, também reclamou da sujeira. “Fiquei sabendo sobre a reforma, mas a Prefeitura deveria prestar mais atenção com a higiene. Não é possível que um hospital (o PA) funcione nessas condições e ninguém tenha reparado. Até o teto está caindo.” Nenhum funcionário do PA quis falar com o Diário sobre as condições de manutenção e os problemas relatados pelos usuários, e a reportagem não conseguiu contato com a assessoria para obter esclarecimentos.

Reforma – Durante o período de obras, a Secretaria de Saúde fazer o transporte gratuito de pacientes entre o PA Vila Luzita e a unidade do Jardim Alvorada. Duas vans vão ficar 24 horas disponíveis para fazer os translados.

O serviço de raio-x será feito no PA Central até o dia 10. Depois dessa data em diante, também passará a ser feito no Jardim Alvorada.

Procurada pelo Diário, a diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Noêmia Conceição Gil, não forneceu mais detalhes sobre a reforma. Ela afirmou que enviaria por escrito resposta à reportagem, mas, até o fechamento desta edição, não se manifestou. A unidade de saúde da Vila Luzita, na avenida Dom Pedro I, próxima ao local, continuará atendendo normalmente, das 8h as 21h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;