Cultura & Lazer Titulo
Festival exibe curtas no ABC
Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
02/09/2003 | 18:42
Compartilhar notícia


O 14º Festival Internacional de Curtas-Metragens programa para esta quarta-feira na mostra Formação do Olhar curtas produzidos em oficinas de audiovisual. Destes, seis foram realizados em Santo André e Diadema. A programação também terá curtas feitos em aldeias indígenas e por jovens da favela carioca da Rocinha, entre outros. Serão duas sessões nesta quarta-feira, às 15h30 e às 18h30, na sala de cinema do Centro Cultural Banco do Brasil (r. Álvares Penteado, 112. Tel.: 3113-3600), com entrada franca.

Os filmes produzidos na região – quatro documentários e duas ficções – foram realizados entre 1999 e 2002 no projeto Videotraquitanas, coordenado por Sérgio Sanches e idealizado por ele e Sueli Nascimento. Criado em 1997, o projeto também já atendeu Santos e São Vicente. Sanches é coordenador de atividades audiovisuais da Diadema.

Dois deles, O Sonho de Bob (8min10s, cor, vídeo) e Do Outro Lado da Represa (7min30s, cor, vídeo), aconteceram em 1999 em uma parceria entre a Videotraquitanas e o Centro de Referência da Juventude da Assessoria da Juventude da Prefeitura de Santo André, financiados pelo Fundo de Apoio à Cultura. O Sonho de Bob mostra aspirações de pessoas entrevistadas na rua quanto ao futuro. Do Outro Lado registra as opiniões de um ancião que não quer saber de facilidades modernas.

Inclusão Social (4min30s, cor, vídeo, 2000) e Identidade Cultural (6min30s, cor, vídeo, 2000) foram realizados por crianças e adolescentes por meio de um convite da Prefeitura de Santo André para ministrar oficinas de vídeo que abordassem seis perspectivas diferentes da cidade. No primeiro, um grafiteiro fala sobre a sociedade e seus valores; no segundo, antigos moradores da Vila de Paranapiacaba relembram o auge da ferrovia.

De Diadema, oriundos de oficinas em vários centros culturais da cidade, o Festival mostrará Desconstruindo Edilson (1min10s, cor, vídeo, 2002), metáfora da busca pela identidade, e Bispo Ataca Rainha no Bar (8min, cor, vídeo, 2002), reunião de enxadristas em um boteco no centro. Os dois são experimentais.

Um debate sobre aprendizagem, formação e transformação do olhar terá lugar na quinta-feira, às 14h, na sala de cinema do CCBB. A mediação é do crítico e professor da ECA-USP Jean-Claude Bernardet e terá na mesa Sérgio Sanches ao lado de orientadores de oficinas de vídeo de Pernambuco, Ceará e São Paulo. A exibição desses curtas continua no CCBB, na sala de vídeo, na quinta-feira, às 17h, quinta, às 15h, e sábado, às 15h e 19h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;